esculturas humanas de antony gormley

Conheça um nome de peso na escultura moderna que continua a dar cartas nessa área. É inglês e o seu trabalho está um pouco por todo o país. E não só.


escultura metal humano homem antony gormley

Antony Gormley trabalha há mais de 25 anos a figura humana em esculturas baseadas em vectores, através de investigação do corpo e da memória. Usa o seu próprio corpo como material, tema e ferramenta, desenvolvendo uma preocupação recorrente com a condição humana.

Londrino de 60 anos, trabalha metal em espiral e cubos a que, muitas vezes, dá a forma de uma homem de pé, com as pernas e braços colados ao corpo. O seu trabalho mais conhecido é, provavelmente, o "Angel of the North"(1998), uma escultura que se situa em Gateshead, Inglaterra, e que representa um homem de braços abertos que se assemelham a asas. Há também a escultura "Another Place", erigida na praia de Crosby, Liverpool.

escultura metal humano homem antony gormley

Gormley descreve o seu trabalho como uma tentativa de materializar o espaço para além da aparência em que vivemos, tentando usar o corpo não como um objecto, mas como um lugar - um vestígio de um acontecimento real de uma pessoa num determinado tempo e local. Confuso? Pense numa escultura como numa memória do que aconteceu, tal como uma fotografia.

Além dos trabalhos nesta área e das exposições, Gormley foi convidado em 2009 a ocupar o Fourth Plinth (O Quarto Pedestal) na Trafalgar Square (Londres). Desocupado desde o século XIX por falta de fundos, este pedestal é famoso por isso mesmo e é um dos inúmeros ícones da cidade. Neste evento, o artista levou a cabo um projecto de arte pública em que 2400 membros voluntários foram convidados a ocupar o espaço por uma hora, perfazendo a totalidade de 100 dias e levando a cabo as mais inesperadas tarefas enquanto posavam.

escultura metal humano homem antony gormley

escultura metal humano homem antony gormleyescultura metal humano homem antony gormley

escultura metal humano homem antony gormley

escultura metal humano homem antony gormley

Não deixe de visitar o website de Antony Gormley.


Diana Caldeira Guerra

A Diana gosta de caracóis temperados no verão, canja de galinha no inverno e autores clássicos em todas as estações do ano
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 3/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //Diana Caldeira Guerra