Filatelia Médica : a história contada nos selos

Filatelia não é somente a arte de colecionar selos. É também a arte de apreciar e armazenar fatos históricos importantes para a humanidade. Quem já não se deparou com selos postais e ficou a admirar seus desenhos? Através da arte da filatelia podemos ficar a conhecer melhor o tema da história médica.



selos filatelia medicina medico doenca

O primeiro selo postal surgiu na Inglaterra no dia 6 de Maio de 1840 e foi feito por Rowland Hill (1795-1875), membro do Parlamento inglês. O selo era conhecido como "one penny black", selo negro, que trazia o rosto da rainha Vitória em branco e revelou-se uma invenção muito prática. Antes da criação do selo, o destinatário é que deveria pagar a tarifa e isso gerava um número enorme de devoluções. Os primeiros selos tinham apenas três desenhos: a efígie, o brasão e a cifra, ou uma mistura deles. Somente no começo do século XX começaram a surgir os selos com motivos comemorativos. A filatelia surgiu então como um passatempo entre seus apreciadores através de casas de filatelia. Seu valor comercial na época pode ser comparado ao índice Dow Jones de hoje. Mas o que vamos mostrar aqui são pequenas obras postais que narram a evolução médica.

selos filatelia medicina medico doenca

Toda vez que leio ou releio assuntos sobre a história da Medicina fico num estado de fascinação. Fico a pensar nas dificuldades da época e nos médicos cientistas que com determinação descobriram vacinas, inventaram e adaptaram instrumentos cirúrgicos, relatando e divulgando tudo que era descoberto. Penso na exaustão de suas pesquisas, em quantos falharam e quantos deram certo e na paciência de recomeçar o trabalho para o bem comum. Por conta dessa longa trajetória, uma das formas que aconselho para aqueles que têm a curiosidade de saber quem foi quem nesta história e o que fez como contribuição a humanidade é observar alguns selos postais que foram lançados nestes longos anos como forma de homenagear tanto o criador como a criatura.

O interessante de alguns selos é o detalhismo que existe e os países onde foram lançados. Podemos ter como homenageados desde Hipocrátes (pai da Medicina), passando por Alexandre Fleming (descobridor da penicilina), até um pequeno selo postal lembrando a gripe H1N1 atualmente. Na maioria dos casos, são lançados normalmente em países onde os homenageados nasceram ou passaram grande parte da sua vida por conta dos estudos e pesquisas.

selos filatelia medicina medico doenca

selos filatelia medicina medico doenca

O valor de um selo comemorativo varia de acordo com sua tiragem na época e o tempo que o mesmo ficou em circulação. O tamanho e desenhos é de acordo com o gosto e as peculiaridades do país. Alguns selos são lançados apenas para colecionadores e nem chegam a ser feitos para postagem. São aqueles que normalmente apresentam um leve relevo e predominância de filamentos em dourado ou mesmo cores menos habituais em selos comuns. No caso da filatelia médica os selos exibem a face do homenageado, em que área atuou e o que descobriu, e ainda o ano de seu nascimento e morte. Assim temos um pequeno resumo visual e simples do legado médico.

No website do Dr. Elvio Armando Tuoto, neurologista, médico do trabalho, membro fundador e titular da Academia de História da Medicina e também apreciador da filatelia médica, poderemos conhecer uma excelente coleção sobre este assunto.

selos filatelia medicina medico doenca

selos filatelia medicina medico doenca

camila oliveira

, 29 anos, brasileira, futura médica, curiosa por natureza, vivendo a vida sem tristeza, para escrever sobre diversos assuntos para testar minha destreza.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v5/s
 
Site Meter