o efeito droste

Mise en abyme é aquilo que o nome augura: imagens cuja composição é tão multiplicada dentro de si mesma, que nos perdemos a olhar para elas e somos colocados em abismo. Encontre aqui as melhores fotografias feitas na rede que utilizam o efeito droste.


 droste efeito

Conhece as pastilhas de chocolate holandesas Droste? Fazem algum sucesso, principalmente na quadra natalícia. Este chocolate centenário está, no entanto, principalmente associado a um efeito visual que, na verdade, tem centenas de anos de história: o efeito Droste, ou mise en abyme.Trata-se do efeito da multiplicação que vemos quando numa imagem aparece uma pequena versão da mesma no seu interior, que por sua vez, tem outra miniatura no seu interior.

Teoricamente, este efeito duraria até ao infinito, já que existiriam sempre versões reduzidas de uma determinada imagem dentro da própria imagem. No entanto, numa imagem real, o efeito só pode ser utilizado três ou quatro vezes, até que deixemos de conseguir distinguir os elementos da imagem. Num espaço físico este efeito consegue-se pela colocação de um espelho em frente de outro. Existem imagens famosas feitas a partir do efeito Droste, como a publicidade deste chocolate em 1904, mas também outras declinações do mise en abyme, como no quadro "As Meninas" de Velasquez.

 droste efeito Nos dias que correm e com a fotografia digital, as possibilidades são imensas e existem tutoriais de photoshop na rede que permitem a qualquer um usar esta técnica, da forma que bem entendem. As fotografias que se seguem foram manipuladas digitalmente e representam o melhor se faz na internet, quanto ao que droste diz respeito: desde relógios e flores em espiral e inúmeras multiplicações dentro de molduras.

 droste efeito

 droste efeito

 droste efeito

 droste efeito

 droste efeito

 droste efeito

fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7.


Diana Caldeira Guerra

A Diana gosta de caracóis temperados no verão, canja de galinha no inverno e autores clássicos em todas as estações do ano
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 4/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //Diana Caldeira Guerra
Site Meter