as incríveis linhas do tempo de ward shelley

Imagine que pegava num objecto que usa todos os dias - digamos, uma agenda - e que lhe dá um uso mais alternativo. Em vez das reuniões marcadas e dos inúmeros afazeres, construía um diagrama onde organizasse toda a informação sobre uma temática qualquer. Confuso? O melhor é mesmo ver as imagens para compreender.


timeline grafico desenho informacao

Ward Shelley usa os desenhos como tentativas de descrever a nossa percepção de informações verdadeiras e da forma como as coisas evoluem e se relacionam ao longo do tempo. Trata-se quase de um estudo acerca da forma como a nossa mente absorve vários tipos de informação: forma no seu sentido mais literal.

Para isso, Shelley usa assuntos da História e da cultura, provavelmente porque lhe são próximos. Temos a evolução da carreira de Frank Zappa, as ligações de vários movimentos estéticos e o percurso de Carolee Schneemann, uma artista plástica americana. Tudo numa imagem ampla com a maior quantidade de informação possível para que possamos perceber as conexões com o olhar. Desta forma, o conteúdo de cada trabalho não é apenas moldado por factos concretos: existe também uma interpretação por parte do artista, da forma como ele vê os factos e como os relaciona. Estes desenhos são o resultado desse processo de modelação.

Assemelhando-se a páginas de agenda, estas pinturas foram feitas a óleo, demorando meses a angariar e organizar a informação de uma simples página. Só depois de existir uma versão final a lápis, é que Shelley transforma o esboço em pintura.

Shelley é um artista de Brooklyn especializado em projectos mistos de escultura e instalações. Além destes diagramas, nos últimos anos tem se dedicado também a trabalhos de arquitectura. Já expôs em mais de 10 países e já trabalhou também em publicidade, construção, teatro, música e foi ainda professor.

timeline grafico desenho informacao

timeline grafico desenho informacao

timeline grafico desenho informacao

timeline grafico desenho informacao

timeline grafico desenho informacao

Ward Shelley


diana guerra

é normalmente zote, mas dizem que também se interessa por arte, cultura e essas coisas óbvias.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x4
Site Meter