Coffee art: Pinturas usando café sobre o papel

publicado em artes e letras por camila oliveira em 4 mar 2010 | 14 comentários

cafe desenho pintura Dirceu Veiga

Desde o seu cultivo há séculos, o café é sinónimo de riqueza e prosperidade para quem de alguma maneira trabalha com este produto nas suas várias ramificações industriais e comerciais. É uma bebida que pode ser apreciada de diversas maneiras e formas, mudando o estilo como é servido e feito conforme o país onde é fabricado e comercializado.

O café é aquela bebida que se integrou em praticamente todas as culturas mundiais, nomeadamente em Portugal e no Brasil, sendo mesmo a bebida preferencial neste último. Serve-se das mais diversas formas, podendo ser puro, ou acompanhado com leite; fresco ou quente, no verão ou no inverno, de manhã, à tarde e a noite. Poucas bebidas conseguem ser tão polivalentes.

Dirceu Veiga, natural de Curitiba-PR, começou o seu trabalho em 1994, ilustrando livros e apostilas didáticas de ensino fundamental e médio para diversas editoras.

Em 2002, abriu o seu próprio estúdio, na época o “Shoffar Studio”, dois anos depois o “Fast Icon Studio”, momento que marcou a sua entrada no mercado internacional como Icon Designer. O seu trabalho com ícones acabou tendo um forte reconhecimento de várias revistas e websites com autoridade na área de Interface Design. Seus ícones tiveram destaque em revistas como as japonesas MacPeople e MacFan, a britânica iCreate, a francesa WinMagazine entre outras, além de ter sido destaque várias vezes no site da Apple, empresa criadora do iPod, iPhone e Mac.

cafe desenho pintura Dirceu Veiga

Em 2007 começou as primeiras experiências com coffee art, passando várias horas em cafeterias, testando blends, torras, grãos até chegar no resultado final que desejava.
A Coffee art é muito difundida nos EUA e Europa, tendo chegado ao Brasil há pouco tempo, mostrando um novo conceito de arte. A coffe art utiliza 100% pigmentação de puro café expresso sem nenhum tipo de adição de outro pigmento. A tonalidade que é dada ao desenho depende da moagem do grão: forte ou fraco.

No caso de Dirceu, sendo um artista que já tem sua experiência em outros tipos de trabalhos, começou dar suas primeiras pinceladas em cafeterias. O método de trabalho é simples: observa as pessoas, a decoração do local e, entre um gole de café e outro, faz os seus rascunhos e esboços, dando depois início ao preenchimento das tonalidade do desenho, nunca esquecendo as formas, expressões, sombras e movimentos.

No caso de pessoas, prefere fazer caricaturas pelo ar descontraído e intimista. O resultado final, além da bela pintura feita em café, é o cheiro que fica impregnado na folha. O mesmo aroma que apreciamos daquele cafezinho feito na hora.

cafe desenho pintura Dirceu Veiga

cafe desenho pintura Dirceu Veiga

cafe desenho pintura Dirceu Veiga

Aprecie mais algumas obras do artista no seu site.

Camila Oliveiracamila oliveira, 29 anos, brasileira, futura médica, curiosa por natureza, vivendo a vida sem tristeza, para escrever sobre diversos assuntos para testar minha destreza. Saiba como colaborar.

artigos relacionados

14 comentários

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

Criativo e muito original! Esta bebida classica e ao mesmo tempo simples, apreciada mundo afora, e expressada num estilo unico. Adorable!

Wivi Vargas em 4 de março de 2010

Minha irmã, Beatriz, pintava (desenhava) com café nos anos 60. Ela ganhou o primeiro prêmio do Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte, não me lembro exatamento o ano... 1968, acho, usando essa técnica.

Diogo Magalhães em 4 de março de 2010

Isso é algo que eu e um grupo de colegas ja experimentamos numa das nossas idas ao café, mas nao foi uma experiencia levada a serio.
É incrivel, tudo da para fazer arte. e vou até experimentar fazer algo a serio no meu diario grafico.

Ana Ferreira em 4 de março de 2010

Decorria o ano de 1967,quando convivi de perto
com um colega no serviço militar, que aprovei-
tava o café que ficava no fim da chávena para
executar figuras e outras formas às quais as di-
versas tonalidades do café imprimiam uma gra-
dação de castanhos que me deliciavam. Passa-
ram todos estes anos e eis que este artista bra-
sileiro aproveita igualmente o café para nos pre-
sentear com motivos espectaculares e repletos
de criatividade com sombreados e iluminados
executados na perfeição.Parabens ao artista Dirceu Veiga.G.Birth

jorge nascimento em 4 de março de 2010

Gostei do Jimi Hendrix de café.... Segunda-feira vai sair mais um de seus discos... Incrível.

Diogo Magalhães em 4 de março de 2010

Original
Nunca vi.

Adriano em 5 de março de 2010

Adoreeeei! Muito show!
Parabéns ao blog por sempre apresentar um conteúdo interessante!
Abraços

Roberta em 5 de março de 2010

Esse cara é fera, isso é a uniao de duas artes, a do café e a do desenho, lindo mesmo...

Tom Veiga em 5 de março de 2010

Gosto do tom marrom do desenho, de certa forma lembra aquelas antigas fotosde séria e ainda tem um 'tom' tão confortante...

Leonardo Ferreira em 5 de março de 2010

Obrigada a todos os comentarios :).... na verdade queria ter um para mim ... adorei...

camila em 7 de março de 2010

Visitei o site do Dirceu Veiga e pude comparar cada trabalho seu. Cada função que exerce é comprovada com muita perícia e técnica estilística. Quem contratar este artista em qualquer uma de suas habilidades saberá que está diante de um ícone vivo. Também pudera, são 15 anos de experiência!
E como Icon Design são 8 anos que vem dedicando e aperfeiçoando. Não é à toa que a Apple requisitou os seus caprichos para criar aqueles ícones bonitinhos, brilhantes e realísticos. Já pensei em como ele desenvolveria projetos 3D baseados nos ícones Apple para várias empresas daqui, principalmente na área Game Developer.

Marcos Gomes em 8 de março de 2010

muito 10

alessandro em 14 de março de 2010

pra mim o café nao eh nenhuma
novidade na pintura!!!
comigo foi por acaso
estava desenhando um dia
e tomando cafe ao mesmo tempo
dai derramou cafe e vi que aqui poderia
dar certo!
hoje uso café+alcool!!
[como se usa anelina]

bem!

xêro.

Anne. em 27 de março de 2010

AAAAAAAAAAAAAAMEI!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CINTIA DE MOURA COSTA em 1 de maio de 2010

artigos mais comentados hoje

 

deixe o seu comentário

Comentário

 

Preencha o formulário ao lado.

O E-Mail é obrigatório. Não será mostrado no site ou cedido a terceiros.

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão apagados.

Partilhe este artigo com os seus amigos

Share

 

Site Meter site statistics