Coffee art: Pinturas usando café sobre o papel

Acredito que não há sensação melhor ao nosso olfato e paladar do que apreciar o tão maravilhoso cheiro e sabor de um cafezinho feito na hora. Agora imagine tudo isso virando arte no papel. Dirceu Veiga faz isso com muito gosto e sensibilidade.


cafe desenho pintura Dirceu Veiga

Desde o seu cultivo há séculos, o café é sinónimo de riqueza e prosperidade para quem de alguma maneira trabalha com este produto nas suas várias ramificações industriais e comerciais. É uma bebida que pode ser apreciada de diversas maneiras e formas, mudando o estilo como é servido e feito conforme o país onde é fabricado e comercializado.

O café é aquela bebida que se integrou em praticamente todas as culturas mundiais, nomeadamente em Portugal e no Brasil, sendo mesmo a bebida preferencial neste último. Serve-se das mais diversas formas, podendo ser puro, ou acompanhado com leite; fresco ou quente, no verão ou no inverno, de manhã, à tarde e a noite. Poucas bebidas conseguem ser tão polivalentes.

Dirceu Veiga, natural de Curitiba-PR, começou o seu trabalho em 1994, ilustrando livros e apostilas didáticas de ensino fundamental e médio para diversas editoras.

Em 2002, abriu o seu próprio estúdio, na época o “Shoffar Studio”, dois anos depois o “Fast Icon Studio”, momento que marcou a sua entrada no mercado internacional como Icon Designer. O seu trabalho com ícones acabou tendo um forte reconhecimento de várias revistas e websites com autoridade na área de Interface Design. Seus ícones tiveram destaque em revistas como as japonesas MacPeople e MacFan, a britânica iCreate, a francesa WinMagazine entre outras, além de ter sido destaque várias vezes no site da Apple, empresa criadora do iPod, iPhone e Mac.

cafe desenho pintura Dirceu Veiga

Em 2007 começou as primeiras experiências com coffee art, passando várias horas em cafeterias, testando blends, torras, grãos até chegar no resultado final que desejava. A Coffee art é muito difundida nos EUA e Europa, tendo chegado ao Brasil há pouco tempo, mostrando um novo conceito de arte. A coffe art utiliza 100% pigmentação de puro café expresso sem nenhum tipo de adição de outro pigmento. A tonalidade que é dada ao desenho depende da moagem do grão: forte ou fraco.

No caso de Dirceu, sendo um artista que já tem sua experiência em outros tipos de trabalhos, começou dar suas primeiras pinceladas em cafeterias. O método de trabalho é simples: observa as pessoas, a decoração do local e, entre um gole de café e outro, faz os seus rascunhos e esboços, dando depois início ao preenchimento das tonalidade do desenho, nunca esquecendo as formas, expressões, sombras e movimentos.

No caso de pessoas, prefere fazer caricaturas pelo ar descontraído e intimista. O resultado final, além da bela pintura feita em café, é o cheiro que fica impregnado na folha. O mesmo aroma que apreciamos daquele cafezinho feito na hora.

cafe desenho pintura Dirceu Veiga

cafe desenho pintura Dirceu Veiga

cafe desenho pintura Dirceu Veiga

Aprecie mais algumas obras do artista no seu site.


version 4/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //camila