COOX - cozinha para deficientes motores

Compacta, prática e higiénica, a Coox Kitchen é a proposta do designer turco Fatih Can Sarioz para uma cozinha pensada para deficientes motores. Unindo num mesmo módulo todos os elementos presentes em qualquer cozinha tradicional, pretende facilitar as tarefas diárias a portadores de deficiência, ampliando a sua mobilidade e, no fundo, dando-lhes mais liberdade.


cozinha deficiente mobilia

As tarefas mais comuns do dia-a-dia são um desafio para qualquer um, mas este torna-se muito superior para os portadores de qualquer deficiência física. A cozinha é o espaço da casa em que a maior parte destas tarefas diárias se desenrolam: cozinhar, comer e limpar. Visando facilitar a vida daqueles que dependem de outros nas suas necessidades mais básicas, o designer turco Fatih Can Sarioz criou um novo conceito de cozinha para deficientes motores, a Coox Kitchen.

Como a maioria das cozinhas, esta proposta está dividida em duas secções, uma área para cozinhar e outra para refeições, em módulos muito semelhante às comuns ilhas de cozinha.

A primeira acomoda algumas gavetas para arrumação, uma geladeira de sistema hidráulico e motor eléctrico, forno microondas, placa da indução que pode mover-se 120 graus sobre a superfície, um lavatório e um suporte para pratos. A segunda área oferece mais locais de arrumação e um espaço de refeições adequado para uma pequena família.

cozinha deficiente mobilia

Tudo está pensado para facilitar a utilização. A placa move-se para perto do lavatório para tornar a sua limpeza mais simples, os espaços de arrumação estão divididos por área, ficando tachos e utensílios na zona destinada a cozinhar e talheres perto da zona de refeições.

Um aspecto importante é que este design funcional estende-se muito para além das suas potencialidades aparentes: como um módulo único, reduz ou elimina por completo a necessidade de outras peças de mobiliário no espaço em que se encontra, pois integra tudo o que poderá ser necessário numa cozinha. O resultado é um aproveitamento espacial muito eficiente, que confere mobilidade extra a quem se encontre numa cadeira de rodas, difícil de manobrar em espaços confinados. A Coox Kitchen representa não só uma cozinha prática e higiénica para deficientes motores, mas também um design personalizado, onde as dimensões são adequadas aos seus possíveis utilizadores. Compacta, pensada principalmente para portadores de deficiência motora, de movimentos limitados, mas também para uma utilização confortável daqueles que os rodeiam.

cozinha deficiente mobilia

cozinha deficiente mobilia

Coox


alexandre romero

um cidadão do mundo. Classicista, escritor, fotógrafo, pintor experimental, o homem dos mil ofícios.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/design// @obvious, @obvioushp //alexandre romero