Eolos, um cachimbo sofisticado

“Eolos” é o cachimbo do séc. XXI. Esta criação do designer Hakan Bogazpinar vem introduzir os prazeres da vida bem conhecidos de gerações idas aos fumadores mais jovens, com um toque moderno. Contemporâneo e sofisticado, este é o revisitar de um objecto ancestral.


cachimbo fumo tabaco

Metal trabalhado, aerodinâmica e acabamentos de luxo, poderia ser um novíssimo carro desportivo, digamos. Mas não, é a recente criação do designer Hakan Bogazpinar, o Ferrari dos cachimbos. “Eolos” é mais do que um cachimbo moderno, é um atraente e arrojado objecto que pretende reavivar a já longa história destes objectos.

O cachimbo é usado desde tempos remotos, relatos históricos referem o seu uso em 500 a.C. Romanos e Gregos adoptaram a cultura do cachimbo dos seus vizinhos asiáticos, mas o uso deste instrumento para fumar tabaco não foi introduzido no velho continente até ao séc. XVI. Até então, os cachimbos fora das Américas, eram usados para fumar haxixe, uma substância rara e dispendiosa, mas já antes da chegada dos Europeus os nativos americanos fumavam tabaco nestes objectos peculiares. Espalhando-se rapidamente por todo o mundo, o cachimbo tornou-se um símbolo de prazer, estatuto e carisma.

São normalmente feitos de madeira, podendo variar entre objectos produzidos em série, e prezadas e icónicas peças feitas à mão a partir de madeiras raras e ornadas de belos motivos.O cachimbo adquiriu assim uma imagem que remete para gerações idas de homens da cultura, dandies mergulhados nas palavras de um livro, envoltos em fumaça. É neste quadro que o mundo pinta os cachimbos.

Porém, materiais como o vidro e o metal rejuvenesceram este instrumento, atraindo fumadores também eles mais jovens. É o caso de "Eolos", que traz uma lufada de diversão tecnológica, uma vez que possui um medidor de nicotina integrado, e que poderá indicar ao fumador quando o nível de nicotina é elevado e deverá mudar o filtro.

cachimbo fumo tabaco

Unindo este pequeno detalhe ao seu aspecto de total sofisticação, este cachimbo é realmente convidativo. Não que pretenda incentivar não fumadores a começar a fumar, mas é importante salientar que, como qualquer cachimbo, o Eolos permite transformar o perigoso fumo do tabaco em pura nicotina, reduzindo os perigos cancerígenos inerentes... e é realmente belo na sua simplicidade.

Uma fonte de conforto, inspiração e companhia para o homem moderno, qualquer que seja a sua idade (excepto menores!). Este antigo e interessante objecto, sempre ligado às grandes personalidades e aos prazeres da vida foi finalmente trazido para o século XXI e até para aqueles que não fumam, nem o pretendem fazer, aconselho uma investigação puramente cultural sobre a arte que é fumar cachimbo.

cachimbo fumo tabaco

cachimbo fumo tabaco

Hakan Bogazpinar


alexandre romero

um cidadão do mundo. Classicista, escritor, fotógrafo, pintor experimental, o homem dos mil ofícios.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/design// @obvious, @obvioushp //alexandre romero