Marguerite - estacionamento de bicicletas

Será que se o estacionamento de bicicletas nas cidades fosse mais atrativo, as pessoas deixariam de lado mais vezes o automóvel? E se cada vez que estacionássemos o nosso velocípede, nos lembrássemos que estamos a poupar o meio ambiente? As 7 colinas de Lisboa não são muito convidativas, mas pode ser que em outra cidades as margaridas se multipliquem.


bicicleta ambiente marguerite yoann henry

Não seria o mundo um lugar melhor se houvessem mais flores e arco-íris a povoar os espaços urbanos? Se as cores cinzentas e tristes fossem substituídas pelas cores da natureza? Deve ter sido com o flower power em mente que Yoann Henry Yvon criou o seu novo projecto para estacionamento de bicicletas.

The Marguerite é um novo conceito que tem por base a ideia de que a natureza deve estar presente nos cenários urbanos. Não apenas literalmente, mas também em imagens que nos remontam ao campo. O design deste estacionamento de bicicletas pretende conciliar o espaço urbano e a beleza do meio ambiente. Assume-se como um instrumento prático que respeita o ambiente e os desejos dos cidadãos – apesar de ser feito de plástico. Não deixa, no entanto, de representar a primavera e de defender os direitos daqueles que preferem a bicicleta ao carro. Como um mini-manifesto pelas ciclovias.

O responsável por este projecto, Yoann Henry Yvon, trata-se de um designer francês de 27 anos sediado em Milão. Este não é o único projecto com um ponto de vista ecológico, já que a maioria dos seus trabalhos assenta na funcionalidade enquadrada em objectos pouco ornamentados. Dividido entre França, Espanha e Itálía, Yoann tem uma formação diversificada que lhe permitiu ter uma visão global do mundo em que vive, transmitindo para as suas peças a sua perspectiva prática. Outro dos seus objectos de sucesso é o Wave Pank, um banco de exterior feito de alumínio com braços móveis, de forma a que cada pessoa que se sente possa escolher a inclinação que deseja ou de que lado deseja estar.

bicicleta ambiente marguerite yoann henry

bicicleta ambiente marguerite yoann henry

bicicleta ambiente marguerite yoann henry

Yoann Henry Yvon


Diana Caldeira Guerra

A Diana gosta de caracóis temperados no verão, canja de galinha no inverno e autores clássicos em todas as estações do ano
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 3/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Diana Caldeira Guerra