Noah, o motociclo compacto

O Noah poderia ser apenas mais um dos meios de transporte individual denominados ecológicos, mas diferencia-se pelo deu design apelativo e futurista. Inspirado nos populares Segway, o designer brasileiro Andrei França projectou um motociclo compacto destinado ao público mais jovem.



motocicleta ecologico design

Baseando-se em conhecimentos do sistema psicomotor humano, Andrei França criou o Noah. Para a criação deste motociclo compacto, o designer brasileiro buscou inspiração nos populares Segway, e na forma como estes consistem numa rede inteligente de sensores, mecanismos e sistemas de controlo que estudam as mudanças no terreno e a posição do corpo do condutor de forma continuada.

À primeira vista pode parecer um monociclo, mas este veículo de alta performance possui na verdade duas rodas, montadas em paralelo, as quais se podem mover independentemente. Esta característica, confere ao veículo não só uma grande agilidade, podendo mover-se em qualquer direcção, como também uma acrescida estabilidade. Com um assento na sua parte superior e dois apoios para os pés, a posição corporal do utilizador é semelhante à de um condutor de um motociclo comum.

O Noah funciona apenas com impulsos eléctricos alimentados pelas suas baterias de lítio, e usa os movimentos do condutor para controlar a aceleração e o travão, bem como para virar, dispensando pedais ou quaisquer botões. Para este efeito foi utilizada a tecnologia apoiada no princípio biomecânico do equilíbrio giroscópico – a mesma empregue no Segway – que possibilita ao veículo um auto-equilíbrio e uma resposta quase imediata ao movimento corporal do utilizador.

Pretendendo proporcionar uma condução mais agradável e intuitiva para o usuário, à estética elegante juntam-se algumas vantagens na sua possível utilização. Numa perspectiva verde, não consome combustíveis fósseis, o que permite a redução de emissões poluentes, directas e indirectas – para recarregar as suas baterias, o utilizador apenas necessita de o ligar a uma tomada comum –, e reduz ainda outro tipo de poluição, a poluição sonora, já que é quase silencioso.

Como desvantagens é possível especular acerca do seu preço, provavelmente elevado, as suas limitações na velocidade e, ainda, a capacidade das baterias.

Segundo Andrei, a sua intenção foi projectar um meio de transporte individual, futurista e ecológico, acrescentando assim, o Noah, à já grande lista de veículos desta linha. Nos dias que correm, a funcionalidade e inovação têm grande importância, mas é o design que diferencia os produtos aos olhos do comprador. Este é um excelente exemplo, já premiado, de como é possível uma substituição gradual, e ainda que parcial, do automóvel.

motocicleta ecologico design

motocicleta ecologico design

motocicleta ecologico design

motocicleta ecologico design

motocicleta ecologico design

Andrei França

alexandre romero

, um cidadão do mundo. Classicista, escritor, fotógrafo, pintor experimental, o homem dos mil ofícios.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x2
 
Site Meter