Peugeot, mobilidade em estilo futurista

A aposta de muitos designers e, consequentemente, das grandes marcas automóveis é a criação de veículos futuristas, compactos e ecológicos. É neste sentido que surge o Peugeot Personal Mobility Device, projectado por Yuji Fujimura. Arrojado e minimalista, é pensado para o transporte individual e movido com recurso à electricidade e ao magnetismo. Um carro do futuro!


ZZ124E9FF3.jpg

O designer Yuji Fujimura encarou o desafio de encarnar a nova filosofia da Peugeot e criou um veículo futurista de linhas vanguardistas. O Personal Mobility Device (Projecto de Mobilidade Pessoal), como o próprio nome indica, é um carro pensado para um único utilizador, idealizado especialmente para competição da bicentenária marca francesa.

Minimalista, será eléctrico e terá rodas que utilizam a energia magnética como força motriz. Na verdade, as rodas do veículo são quase independentes, uma vez que deixam toda a estrutura a flutuar sobre si, de uma forma semelhante a alguns comboios que utilizam o sistema Maglev, ou levitação magnética. Esta característica especial permite que o veículo se mova virtualmente em qualquer direcção, a velocidades consideráveis e com alta eficiência energética.

Entre cápsula espacial e módulo lunar, tendo em mente o futuro, este meio de transporte de aspecto singular pretende contribuir para a redução da pegada ecológica e simplificar o estacionamento em áreas congestionadas.

As questões sobre este projecto recaem sobre os eventuais efeitos provocados no organismo humano em resultado do campo magnético necessário à locomoção do veículo, e sobre o consumo energético efectivo. Será seguro e verdadeiramente económico para um veículo do dia-a-dia?

O cenário que esta criação de aspecto orgânico proporciona é tão interessante que nos leva a questionar se poderemos subir escadas e contornar outros obstáculos urbanos neste veículo. Resta-nos, apenas e só, aguardar e experimentar!

carros design futuro peugeot concep car

carros design futuro peugeot concep car

carros design futuro peugeot concep car

carros design futuro peugeot concep car

Yuji Fugimura


alexandre romero

um cidadão do mundo. Classicista, escritor, fotógrafo, pintor experimental, o homem dos mil ofícios.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 5/s/design// @obvious, @obvioushp //alexandre romero
Site Meter Site Meter