TEXTile, O Maior Teclado do Mundo

O numero de pessoas conectadas na rede vem crescendo a cada dia. A forma de comunicação entre as pessoas vem se dando cada vez mais através da internet, e alguns antigos hábitos vem sendo deixado para trás. Jean Shin aborda esse tema através de sua escultura chamada Textile, considerada hoje como o maior teclado do Mundo.



jean shin escultura contemporanea teclado

Cada vez mais, velhos hábitos são deixados para trás, sendo a internet a prova real dessa máxima. Através da comunicação omnipresente e dos diversos serviços disponibilizados, a quantidade de pessoas que acede à Internet tem tido um crescimento exponencial. Fruto desta tendência, assistimos atualmente à substituição de prazeres e emoções orgânicas, em detrimento de puras sensações artificiais virtuais

A artista Sul Coreana, Jean Shin aborda essa temática de forma muito criativa através de seu trabalho Textile. Iniciado em 2006, é também conhecido como o maior teclado do mundo.

Esta enorme escultura interativa possui 22.528 teclas não funcionais e cerca de 192 utilizáveis e configuráveis através de software. As teclas que formam o Textile ficam coladas num pano e encontram-se dispostas de uma forma que transcreve exatamente os emails trocados sobre a criação da escultura, entre a Artista e o Fabric workshop and Museum que também colaborou com o projeto.

Desta forma a escultura possui nela a descrição de sua própria criação, e através das teclas funcionais, os visitantes podem deixar recados, dando assim, continuidade a comunicação que a escultura possui com o publico.

jean shin escultura contemporanea teclado

Jean visa abordar o impacto que emails e outras formas de comunicações virtuais possuem em nossa vida e no nosso cotidiano. É forçoso repensar até que ponto a utilização excessiva dos sistemas virtuais da actualidade pode distanciar-nos das nossas verdadeiras origens.

Todas as teclas utilizadas são de teclados antigos reciclados, considerados obsoletos pela modernidade. Jean faz uso constante desse tipo de material em suas obras. O seu ideal dentro disso é dar nova vida ao antigo, ao mesmo tempo em que ressurge com o passado do material utilizado.

Resta-nos poder caminhar com sabedoria dentro dessa enorme rede e ficarmos despertos para não esquecermos da existência de um mundo real que tanto necessita da nossa atenção e ajuda.

jean shin escultura contemporanea teclado

jean shin escultura contemporanea teclado

jean shin escultura contemporanea teclado

dan devjacque

; pensador autônomo que desde tenra idade teve a caneta na mão, e no colo um violão. Não acredita na sorte e crê que somente a arte pode enaltecer o espírito humano.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v2/s
 
Site Meter