música indie - Great Lake Swimmers

I was lost in the lakes / And the shapes that your body makes. Hoje é dia de dar um mergulho no lago. De preferência, num dos cinco maiores lagos da América do Norte, o Lago Ontario no Canadá.


great lake swimmers musica pop

Foi pelas mãos da (weewerk), uma editora musical independente de Ontario, Canadá, que os Great Lake Swimmers lançaram o primeiro álbum, em 2003. Hoje já contam com alguma história na bagagem, onde se destacam os quatro álbuns de estúdio.

Tony Dekker é o vocalista, que toca também guitarra e harmónica, tendo em paralelo uma carreira a solo. A banda integra ainda Erik Arnesen, Greg Millson, Bret Higgins e Julie Fader. Para quem nunca ouviu, é qualquer coisa entre Sufjan Stevens e Nick Drake: música rock-folk com uma aura mística, como se uma neblina aparecesse no horizonte cada vez que um CD deles começa a tocar.

Para o terceiro trabalho mudaram-se para a Nettwerk, uma editora major, lançando Ongiara, obra-prima da banda em que cada canção pode ser ouvida até exaustão. "Changing Colours" é uma ode ao amor e à mudança para ser ouvida à beira da lareira com um chocolate quente, nos dias mais chuvosos. "Your rocky spine" é uma tentativa de fuga com direito a banjo e em "There is a Light" confirmamos que a mudança é inevitável: "leave all your lives, believe in your lives" é o coro final que nos faz acreditar que é possível.

O nome da banda leva-nos para uma atmosfera de comunhão com a natureza e Dekker assume-o: numa entrevista revelou estar preocupado com a diferença que as pessoas fazem entre o ambiente que necessita de ser protegido e todo o ambiente que nos rodeia no quotidiano. Para ele, estes dois conceitos deveriam voltar a ser unidos porque nunca estiveram separados.

Os próprios álbuns remetem para essas raízes perdidas. O primeiro trabalho homónimo foi gravado num celeiro no sul de Ontario; uma igreja ao lado do Lago Ontario serviu de cenário para Bodies and Minds; Ongiara é o nome do ferry que transportou os membros da banda para Toronto Island, onde gravaram a demo inicial, mas foi também a denominação inicial das Cataratas de Niágara; por fim, Lost Channels leva-nos para os canais junto do Lago Ontario onde no século XVIII várias embarcações se perdiam. Se estiver interessado numa viagem pelas melhores paisagens do Canadá, não deixe de ouvir esta banda.

Great Lake Swimmers


Diana Caldeira Guerra

A Diana gosta de caracóis temperados no verão, canja de galinha no inverno e autores clássicos em todas as estações do ano
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/música// @obvious, @obvioushp //Diana Caldeira Guerra