Pintura com espátula - Leonid Afremov

Leonid Afremov é um pintor bielorrusso moderno que atualmente reside na Flórida. Sua técnica artística envolve espátulas, tinta a óleo, cores vibrantes e a contraposição delas.



leonid afremov pintura tinta oleo espatula Today I Forgot My Umbrella

Leonid Afremov é um pintor moderno que se caracteriza fortemente pela pintura de alto contraste, contraposição de cores e técnica de pintura a óleo com espátula. Nasceu em 1955 na Bielorrússia e mais tarde se estabeleceu em Israel. Graduou-se em arte na Fundação Vitebsk Art School, fundada por Marc Chagall em 1921, por onde também passaram Malevich e Kandinsky. Atualmente Afremov reside na Flórida.

Seus traços adotam um sentimentalismo apaixonado, onde as cores, apesar de fortemente contrastadas e contrapostas furtivamente, carregam um tom de romantismo noturno e úmido. Na maioria de suas paisagens é noite, mas apesar disso todas as cores possíveis podem se encontrar ali, tornando o quadro uma noite carregada de luzes intensas, o que traz para sua pintura um tom onírico. Suas noites parecem sempre ter acontecido depois de uma chuva, daquelas que espantam todos da rua, e sobram apenas o cheirinho de mato molhado e algum passante de guarda-chuvas.

Sua pintura é marcante e apesar de grosseira na técnica ela é delicada em sua forma resultante. Em seus quadros ele cria apenas uma visão básica da imagem – que de fato é uma característica da técnica em espátula. Dessa forma pode ser visto o tamanho dos traçados, que separadamente são uniformes, mas que vistos como um todo, um ao lado do outro, formam uma imagem concisa. Alguns pontos de seus quadros podem nos remeter à pintura pacífica e quase “desfocada” do Impressionismo.

Em alguns quadros vemos pessoas em seus afazeres artísticos, como músicos e dançarinos. Nesses elementos ele é capaz de ir mais além e dar movimento e ritmo às pinturas. Torna-se quase um quadro musical, pode-se ouvir a música que o personagem dança ou canta apenas por seu movimento corporal... Através desses e de outros elementos que são comezinhos, Afremov consegue transmitir melindrosamente a poética cotidiana que só a arte pode expor de forma sublime e completa.

Afremov diz em seu site “Eu tentei diferentes técnicas durante a minha carreira, mas eu particularmente me apaixonei por pintura com óleo e espátula. Cada obra de arte é o resultado de longo processo de pintura, cada tela é carregada durante a pesquisa criativa, cada pintura é cheia de meu mundo interior. (...) Acredito que a arte nos ajuda a estar livres de agressividade e depressão.”

leonid afremov pintura tinta oleo espatula Sunset of Feelings

leonid afremov pintura tinta oleo espatula Race on The Snow

leonid afremov pintura tinta oleo espatula Modest Girl

leonid afremov pintura tinta oleo espatula Bouquet for Sweetheart

leonid afremov pintura tinta oleo espatula Fresh Love

leonid afremov pintura tinta oleo espatula White Swan

leonid afremov pintura tinta oleo espatula Interlacement

Leonid Afremov

mariana beltrame

; "Amante das cores pastéis. Humor de saúva".
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v30/s
 
Site Meter