planetsolar - o maior barco a energia solar

Foi apresentado em Kiel, na Alemanha, o maior navio movido a energia solar. Chama-se Planet Solar e pretende fazer a circunavegação da Terra já em 2011.


barco energia solar navegação navio planetsolar

A Knierim Yacht Club apresentou o primeiro iate catamaran movido unicamente a energia solar: chama-se PlanetSolar e poderá navegar a 8 nós - o que se traduz num média de 13km/h. A criação é de Raphael Domjan e de Gerard D'Abouville, que estão a preparar a primeira viagem de circum-navegação ao mundo com o navio que utiliza 470 metros quadrados de painéis solares.

O navio mede 30m x 15,2m, tem autonomia de navegação até 3 dias, mesmo em escuridão total, e as baterias ficam totalmente carregadas depois de dois dias de sol com o navio parado. Os painéis solares, no seu desempenho total, podem armazenar 100 kilowats de energia. Sendo que são apenas necessários 20 para navegar, isto dá-lhe uma grande margem para funcionar correctamente durante a noite e quando o céu está nublado.

O grande objectivo deste projecto é a circum-navegação numa extensão de 40 000 quilómetros, promovendo as energias renováveis. Apesar de ter fins comerciais, o PlanetSolar procura a consciencialização para os problemas ambientais, passando uma mensagem de praticismo e optimismo. Ao pôr este navio a funcionar, a Knierim Yacht Club está a dizer ao mundo: sim é possível, conseguimos viver sem petróleo.

O catamaran fará paragens em diversas cidades mundiais - como Nova Iorque, São Francisco e Singapura - promovendo conferências e a discussão da optimização da energia solar pelo mundo fora. Os mentores do projecto criaram também a cidade do Planeta Solar, um museu composto por três esferas que promove o desenvolvimento sustentável.

barco energia solar navegação navio planetsolar


Diana Caldeira Guerra

A Diana gosta de caracóis temperados no verão, canja de galinha no inverno e autores clássicos em todas as estações do ano
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 3/s/design// @obvious, @obvioushp //Diana Caldeira Guerra
Site Meter