tavis coburn - o vintage dos Óscares

E se a gala dos BAFTA de 2010 se tivesse passado nos anos 60 ou 70? Como seriam os cartazes promocionais se os filmes deste ano estivessem em exibição há mais de 40 anos? Travis Coburn tentou descobrir, e aqui está o resultado.


travis coburn oscares cartazes anuncios vintage Avatar (copyright BAFTA/Tavis Coburn)

A linguagem das imagens transforma-se ao longo do tempo e comunica-se de forma distinta em diferentes décadas. Os cartazes de propaganda da II Guerra Mundial nunca seriam os mesmos nos dias de hoje, nem as publicidades dos anos 50, 60 e 70. Sabemos isso quando vemos um anúncio dos anos 90 que nos faz rir pela sua estranheza e, vendo bem, não foi assim há tanto tempo... O americano Tavis Coburn fez o exercício contrário: imaginou como seriam os filmes de hoje se fossem comunicados nos anos 60 ou 70. O resultado são imagens bastante vintage.

Coburn fez este trabalho a convite dos Orange British Academy Film Awards, um evento organizado pela BAFTA – The British Academy of Film and Television Arts –, e patrocinado pela Orange, a principal marca do operador de telecomunicações France Telecom. Representando as cinco longas metragens nomeadas para a categoria de melhor filme – Avatar, An Education, Up In The Air, Precious e The Hurt Locker –, as ilustrações figuraram na brochura oficial de apresentação da gala que decorreu em Fevereiro.

Esta iniciativa da BAFTA não é inédita. Já no ano passado outro artista, Noma Bar, foi convidado a dar a sua interpretação dos nomeados.

Quanto a Travis, este não é, no entanto, o seu único trabalho dentro da mesma linha. Fascinado pelos comics dos anos 40 e pelos cartazes e anúncios dos anos 50 e 60, a sua linguagem visual percorre muito este caminho, ilustrando temas actuais com uma linguagem retro. Podemos ver, por exemplo, Rupert Murdoch e a obesidade infantil num estilo que não estamos habituados a ver.

E melhor: como se de material de merchandising real se tratasse, as ilustrações de Travis Coburn podem ser adquiridas no seu website. Afinal, o vintage está sempre na moda!

travis coburn oscares cartazes anuncios vintage Rupert Murdoch, IL Mag, 2009. (Rupert Murdoch for the cover of an Italian magazine.)

travis coburn oscares cartazes anuncios vintage An Education (copyright BAFTA/Tavis Coburn)

travis coburn oscares cartazes anuncios vintage Up In The Air (copyright BAFTA/Tavis Coburn)

travis coburn oscares cartazes anuncios vintage The Hurt Locker (copyright BAFTA/Tavis Coburn)

travis coburn oscares cartazes anuncios vintage Precious (copyright BAFTA/Tavis Coburn)

Tavis Coburn


Diana Caldeira Guerra

A Diana gosta de caracóis temperados no verão, canja de galinha no inverno e autores clássicos em todas as estações do ano
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Diana Caldeira Guerra
Site Meter