Iate Lamborghini por Mauro Lecchi

Para aqueles que se questionam sobre o porquê de a Lamborghini apenas lhes porporcionar diversão através de veículos terrestres, o designer italiano Mauro Lecchi desenvolveu um conceito que permitirá tirar prazer da condução aquática e criou aquele que se arrisca a tornar-se a imagem de marca dos mares, o «Lamborghini Yacht».


design Lamborghini motores mauro lecchi

No processo de concepção do iate da Lamborghini, o designer italiano Mauro Lecchi começou por estudar os elementos estéticos que caracterizam os automóveis da marca, como por exemplo o Levo e o Murcielago (também desenhados pelo mesmo) e o Reventon, criando assim um barco tão exótico e luxuoso como os próprios carros.

Partindo de uma imagem lateral do Reventon, o designer transformou a entrada para o cockpit numa enorme janela que acaba por ser a imagem mais caricata do barco. Outra característica deste barco, apelidado como a «dream machine» de todos os amantes da Lamborghini, é o seu par de decks exteriores de apoio ao cockpit, um dos quais, localizado na proa, é composto por um sofá duplo, bar e um centro de entretenimento.

O acesso à zona mais reservada do convés é efectuado através de uma abertura próxima da guarda na base do seu enorme pára-brisas. No interior pode-se ainda encontrar um quarto completo com banheira e chuveiro em separado supostamente para o proprietário, bem como um quarto de hóspedes com WC na zona da proa.

design Lamborghini motores mauro lecchi

Quanto às suas especificações técnicas, este iate assume um comprimento de 15 metros, 4 metros de largura e 3,8 metros de altura. De forma a minimizar o seu peso, mantendo-o mais leve e rápido, Mauro Lecchi optou por utilizar fibra de carbono/Kevlar no seu processo de laminação.

Na tentativa de combinar uma boa perfomance e baixos consumos, o designer desenvolveu três motorizações diferentes para o barco (2x700 hp Volvo Penta IPS 900 diesel; 2x950 hp diesel Seatek e 2x(3x)550 hp V12-60° Lamborghini petrol.

O Iate da Lamborghini é um barco angular, concebido para o mercado de luxo, caracterizando-se por uma moderna cabine com um enorme vidro panorâmico e fortes formas estruturais que se alongam lateralmente, tal como é normal vermos nos carros desportivos da mesma marca.

design Lamborghini motores mauro lecchi

design Lamborghini motores mauro lecchi

Mauro Lecchi


cátia fernandes

viaja por locais, sonhos e projectos... pelos factos da História, questões da ciência e pela beleza da arte.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/design// @obvious //cátia fernandes