Iri5 - Retratos feitos de película

Erica Íris Simmons tem 26 anos e é natural de Atlanta, nos Estados Unidos. É uma pintora e escultora imaginativa e autodidacta que descobriu uma forma de transformar em arte as «velhinhas» e ultrapassadas cassetes de música e VHS, utilizando a sua película na elaboração de retratos de figuras públicas, maioritariamente relacionadas com o meio musical e cinematográfico.



arte película retratos

Erica Íris Simmons assina os seus trabalhos como iri5 e define-se por possuir uma paixão em exprimir-se através da arte, sendo conotada por recorrer com frequência à utilização de materiais recicláveis para a concepção dos seus trabalhos artísticos, como é o caso das cassetes usadas e livros antigos.

arte película retratos Bob Marley

De acordo com as próprias palavras da artista, «I try to express an idea, through the arrangement of very common things, with the hope that some message is conveyed without words.»

Começou a estudar arte após uma viagem a Londres, local onde sentiu que a arte está tão viva, urbana e ao alcance de qualquer um. Encontrou inspiração nos trabalhos de artistas como Ken Knowlton e Vik Muniz, bem como de outros autores conhecidos por fazerem retratos a partir de objectos pouco usuais.

Começou então a experimentar variados materiais que conseguia comprar a preços baixos, salientando que partiu do princípio que para ser uma boa artista não é importante o material com que se trabalha, mas sim o que é produzido com esse material.

Como amante de literatura, o seu primeiro trabalho foi um retrato de William Shakespeare elaborado a partir de um velho livro de sonetos do autor, criando um efeito algo semelhante à técnica de pontilhismo. Através da utilização desta técnica, é possível visualizar a imagem de Shakespeare e, à medida que nos aproximamos, tornam-se visíveis algumas palavras das páginas utilizadas para esse efeito.

arte película retratos William Shakespeare

A inspiração para os trabalhos realizados com fitas de cassetes antigas, surgiu em 2008 quando, após uma ida ao Hard Rock Cafe onde existe uma sala dedicada a Jimi Hendrix, reparou numas velhas cassetes que possuía em casa. Assim que experimentou puxar a película, esta fez-lhe recordar o cabelo de Jimi Hendrix, tendo nascido aqui a ideia para o seu primeiro retrato realizado a partir da fita magnética de antigas cassetes.

arte película retratos Jimi Hendrix

arte película retratos Alfred Hitchcock

arte película retratos Janis Joplin

Continuou a elaborar retratos utilizando esta técnica, tendo encontrado nas redes sociais uma forma de divulgar o seu trabalho, mais concretamente através da sua conta no Flickr. Aqui é possível visualizar os retratos de várias figuras famosas, elaborados com a mesma técnica. A esta colecção denominou «Ghost in the machine».

Aquilo que começou por ser apenas uma forma de chamar a atenção para o seu trabalho é agora algo que Erica (ou iri5) pretende continuar a fazer.

arte película retratos Michael Jackson

arte película retratos Marilyn Monroe

arte película retratos Albert Einstein

Erica Íris Simmons

cátia fernandes

viaja por locais, sonhos e projectos... pelos factos da História, questões da ciência e pela beleza da arte.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v5/s
 
Site Meter