Bom para a natureza - bicicleta elétrica inovadora

Algumas obras não passam de um belo design, outras, vislumbram soluções diante da preocupação ambiental. Ralf Kittman foi premiado por ter inventado uma bicicleta elétrica; um bom design aliado a uma boa causa.


bicicleta eletrica Ralf Kittman

Al Gore saberia começar este texto de uma maneira melhor. Ele citaria mil e um motivos diferentes - todos com provas e demonstrações – das mudanças climáticas que o planeta tem sofrido. Aquecimento global, calotas de gelo derretendo, queimas de florestas... Não é à toa que ele recebeu em 2007 um Nobel da Paz por seus esforços na disseminação sobre as alterações climáticas provocadas pelo homem e por lançar bases a fim de inverter a situação.

Enquanto alguns acreditam que um pouco mais de calor não fará diferença, muitos já decidiram “arregaçar as mangas” e tomar uma atitude. As indústrias passaram a mostrar sua preocupação começando a oferecer produtos que sejam sustentáveis. E esta lista não é pequena: carros elétricos, edifícios com “selo verde” (por terem sido construídos com base em critérios que visam da economia de energia a qualidade ambiental interna), maior uso de materiais reciclados, calefação por meio de painéis solares e por aí vai.

Ralf Kittman entrou na onda da vez de criar produtos sustentáveis e teve seu esforço reconhecido no IF Design Awards, premiação do International Forum Design, ao ganhar um prêmio pelo seu conceito de bicicleta elétrica, a HMK 561.

bicicleta eletrica Ralf Kittman

bicicleta eletrica Ralf Kittman

Além de originalidade no design, sua engenhoca, de fato, traz conceitos sustentáveis. A bicicleta é construída de fibra de carbono condutora, ou seja, além de ótimo condutor de eletricidade, funciona como um condensador capaz de armazenar energia. No protótipo de Kittman, a energia do quadro de fibra de carbono consegue transmitir força fazendo funcionar as luzes e o motor. A HMK 561 também tem um mecanismo que vira as rodas usando um contra-eixo, assim, dispensando marchas e correntes. Essa energia é obtida por meio da conversão de energia mecânica em elétrica. Um jeito fácil de locomoção sem comprometer o meio ambiente.

bicicleta eletrica Ralf Kittman

ralf kittmann


mariana carrillo

se contenta se falar e for ouvida.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/design// @obvious, @obvioushp //mariana carrillo