uma luminária para ser arranhada

Isopor, esferovite, poliestireno, estiropor. Parece que estamos a meio da construção de um novo edifício. Mas não: Lior N2 é a nova peça do chileno Jaim Telias, que criou um candeeiro original usando este material. Cada modelo é diferente do anterior e personalizável pelo seu dono, pela simples razão que estas peças foram feitas para ser arranhadas. Liberte o seu lado felino.


iluminacao lampada luz isopor esferovite poliestireno estiropor

Um dos grandes mistérios da humanidade é a nossa necessidade de arranharmos esferovite (isopor no Brasil). Passamos por qualquer local em obras e temos de passar as unhas neste material. Ou compramos um novo electrodoméstico e adoramos partir ao meio a camada protectora branca, feita de pequenas bolinhas. É irresistível e inexplicável.

O chileno Jaim Telias entendeu esta ânsia destruidora (e infantil) utilizando-a para a criação de uma nova peça de iluminação. Os candeerios Lior N2 são feitos de poliestireno - nome técnico do material derivado do petróleo - e neles podemos expressar toda a nossa raiva felina. É que as formas e linhas simples aparentes transformam-se quando a superfície é arranhada, criando uma dissonância com o modelo original.

Outro aspecto importante desta peça criada em 2009 é o seu carácter naturalmente único. Nenhum exemplar pode ficar igual a outro, pela simples razão que nunhum arranhão é igual a outro. As dimensões de fábrica do modelo são 20x19x19 cm mas só cada um pode saber o aspecto e tamanho finais do seu candeeiro: pode retirar a maior parte da esferovite ou fazer apenas pequenos cortes. Também o efeito da luz varia consoante a forma como moldamos o material, dando um efeito original a cada peça.

iluminacao lampada luz isopor esferovite poliestireno estiroporiluminacao lampada luz isopor esferovite poliestireno estiropor

O autor deste projecto vive entre o Chile, onde nasceu, Israel, onde estudou e Itália, onde trabalha. Depois de vários anos no estúdio MfuksasD onde colaborou em vários projectos - desde o novo aeroporto internacional da China a um spa em Montecatini, Itália e a um novo conceito da loja Giorgio Armani, em Nova Iorque - lançou o seu próprio atelier em 2009, em Roma.

iluminacao lampada luz isopor esferovite poliestireno estiroporiluminacao lampada luz isopor esferovite poliestireno estiropor

O designer de 30 anos investiga materiais e estruturas procurando dar-lhes novas funcionalidades e mantê-los em diálogo: a interacção que temos com este candeeiro é prova disso mesmo. É caracterizado pela diversidade dos seus projectos, simples, mas que criam dissonância com o meio envolvente. Em cada nova peça existe uma história que envolve material, pessoas, utilização e memória.

Deixamos apenas um aviso: se tiver gatos (ou crianças) em casa corre o risco de acordar todos os dias com um abajour diferente.

iluminacao lampada luz isopor esferovite poliestireno estiroporiluminacao lampada luz isopor esferovite poliestireno estiropor

Jaim Telias


Diana Caldeira Guerra

A Diana gosta de caracóis temperados no verão, canja de galinha no inverno e autores clássicos em todas as estações do ano
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/design// @obvious, @obvioushp //Diana Caldeira Guerra