obvious

in english

A utopia perdida de Salton Sea, por Stephen Tamiesie

publicado em fotografia por | 5 comentários

Salton Sea foi um outrora promissor resort túristico dos EUA no começo do século 20, um luxuoso lago de água salgada adaptado para o conforto do homem. Hoje, é uma cidade-fantasma, fruto de alterações climáticas e da intervenção humana nas últimas décadas. Um cenário intrigante de abandono e beleza, registrado com maestria pelas lentes do fotógrafo Stephen Tamesie.

California fotografia Salton Sea

É a Balada do Mar Salgado, mas sem o mar. Tralhas e relíquias de um passado de glórias que se misturam, até momento em que não se distingue mais o exótico do decadente. Não, não é o cenário de um filme de Lynch: é Salton Sea, um ponto real e tangível localizado no meio do deserto californiano, criado por condições ambientais únicas que geraram um idílico lago de água salgada em seu entorno. A partir daí, se tornou também uma utopia e empreendimento turístico de sucesso, como é de praxe no American Way of Life.

O fato é que a mesma natureza que gerou Salton Sea também contribuiu para a sua deterioração. Além de fortes chuvas e enchentes ao longo das décadas, houve também o aumento da quantidade de sal na água - de fato, atualmente a concentração salina de Salton Sea é cerca de 25 % maior do que a do Oceano Pacífico. A poluição de indústrias vizinhas terminou por reduzir a fauna do local. Hoje, restam apenas algumas espécies resistentes de peixes, pássaros e seres humanos em Salton Sea.

Nesta série de fotografias do norte-americano Stephen Tamiesie, batizada com o mesmo nome da região, é possível atentar aos detalhes de uma paisagem que, mesmo absurda e carcomida pelo tempo, ainda atrai e fascina. Como o próprio fotógrafo diz no texto introdutório da série: “A cada visita que faço a Salton Sea, minha atração pelo passado e presente deste lugar só aumentou, e não consigo deixar de sentir uma dose de nostalgia quando olho para estas imagens.”

California fotografia Salton Sea

California fotografia Salton Sea

California fotografia Salton Sea

A mística de Salton Sea continua presente na cultura pop, chamando a atenção não apenas de cientistas e ambientalistas, mas também de artistas e realizadores que, assim como Tamiesie, optaram por registrar a “Riviera Californiana” e suas peculiaridades. Um exemplo é o documentário Plagues and Pleasures of the Salton Sea, de 2006, que explora, além do ambiente surreal e seu contexto histórico, os habitantes remanescentes do local - em sua maioria, figuras excêntricas, aposentados e saudosos dos dias de glória em seus quintais.

California fotografia Salton Sea

California fotografia Salton Sea


Para uma visão científica de Salton Sea, veja o vídeo seguinte e siga o link abaixo.

Salton Sea

fabio
Sobre o autor: fabio machado ainda não se decidiu se é um jornalista que desenha ou um músico que escreve textos. Enquanto isso, continua fazendo um pouco de tudo. Saiba como fazer parte da obvious.

na rede cultura

2leep.com saiba como pertencer à rede cultura

Comentários

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

Que cores! Que luz! Excelente trabalho.

Você realmente escreve muito bem, é muito talentoso, parabens!
Eu sempre digo isso pq sempre gosto das tuas palavras, perdoe me se sou repetitiva

Os temas da "decadência" e do "saudosismo" estão bem explorados nas fotos. Gostei... em grande parte devido a esse pormenor.

Que lugar lindo! Achei q lugares assim só existissem em filmes. Demais!

Seus artigos tão surpreendendo, Fabiones! Parabéns!

=*

Luisa

Perfeito.
Sinto-me muito atraída por essa sensação de abandono, e suas fotos exprimem isso muito bem.
Obrigada por fazer meu dia mais feliz.

Deixe-nos o seu comentário

O e-mail é obrigatório mas não será mostrado no site ou cedido a terceiros. Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos não serão publicados.


Site Meter site statistics