A utopia perdida de Salton Sea, por Stephen Tamiesie

Salton Sea foi um outrora promissor resort túristico dos EUA no começo do século 20, um luxuoso lago de água salgada adaptado para o conforto do homem. Hoje, é uma cidade-fantasma, fruto de alterações climáticas e da intervenção humana nas últimas décadas. Um cenário intrigante de abandono e beleza, registrado com maestria pelas lentes do fotógrafo Stephen Tamesie.


California fotografia Salton Sea

É a Balada do Mar Salgado, mas sem o mar. Tralhas e relíquias de um passado de glórias que se misturam, até momento em que não se distingue mais o exótico do decadente. Não, não é o cenário de um filme de Lynch: é Salton Sea, um ponto real e tangível localizado no meio do deserto californiano, criado por condições ambientais únicas que geraram um idílico lago de água salgada em seu entorno. A partir daí, se tornou também uma utopia e empreendimento turístico de sucesso, como é de praxe no American Way of Life.

O fato é que a mesma natureza que gerou Salton Sea também contribuiu para a sua deterioração. Além de fortes chuvas e enchentes ao longo das décadas, houve também o aumento da quantidade de sal na água - de fato, atualmente a concentração salina de Salton Sea é cerca de 25 % maior do que a do Oceano Pacífico. A poluição de indústrias vizinhas terminou por reduzir a fauna do local. Hoje, restam apenas algumas espécies resistentes de peixes, pássaros e seres humanos em Salton Sea.

Nesta série de fotografias do norte-americano Stephen Tamiesie, batizada com o mesmo nome da região, é possível atentar aos detalhes de uma paisagem que, mesmo absurda e carcomida pelo tempo, ainda atrai e fascina. Como o próprio fotógrafo diz no texto introdutório da série: “A cada visita que faço a Salton Sea, minha atração pelo passado e presente deste lugar só aumentou, e não consigo deixar de sentir uma dose de nostalgia quando olho para estas imagens.”

California fotografia Salton Sea

California fotografia Salton Sea

California fotografia Salton Sea

A mística de Salton Sea continua presente na cultura pop, chamando a atenção não apenas de cientistas e ambientalistas, mas também de artistas e realizadores que, assim como Tamiesie, optaram por registrar a “Riviera Californiana” e suas peculiaridades. Um exemplo é o documentário Plagues and Pleasures of the Salton Sea, de 2006, que explora, além do ambiente surreal e seu contexto histórico, os habitantes remanescentes do local - em sua maioria, figuras excêntricas, aposentados e saudosos dos dias de glória em seus quintais.

California fotografia Salton Sea

California fotografia Salton Sea

Para uma visão científica de Salton Sea, veja o vídeo seguinte e siga o link abaixo.

Salton Sea


fabio machado

ainda não se decidiu se é um jornalista que desenha ou um músico que escreve textos. Enquanto isso, continua fazendo um pouco de tudo.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 3/s/fotografia// @obvious, @obvioushp //fabio machado
Site Meter