Aquarela Urbana de Christopher St. Leger

Christopher é artista plástico, retratando assim, através da aquarela, o seu olhar sobre a cidade e as questões comezinhas que o cercam. Suas telas têm passeado, através de exposições e galerias, pelo Estados Unidos e Europa, chamando a atenção pela descontração impreguinante de seus quadros, aparentemente tão despretensiosos, mas ainda sim saboros e densos.


aquarela christopher leger pintura

Christopher St. Leger é graduado em Arquitetura pela faculdade de Ohio em Miami. Atualmente vive no Texas e viaja freqüentemente pela Europa, onde seus trabalhos têm grande repercussão. St. Leger, através da aquarela, retrata com singela atenção os detalhes das ruas, vielas, avenidas e prédios da nossa conturbada urbanização, trazendo aos nossos olhos o que somos incapazes de perceber no decorrer de nossos dias: a poesia das ruas. A grande maioria de seus trabalhos é composta por Urbanscapes - paisagens urbanas.

Em suas telas, respingos e borrões de tinta convivem em perfeita harmonia com as formas humanas, urbanas e naturais. Sua desatenção forjada compõe os seus despretensiosos traços, dando leveza, quase sonolência, às suas paisagens. Suas telas têm a simetria perfeita de uma fotografia real, mas nos confundem quando percebemos a forma surreal que ele tem de lhe dar com a paleta de cores. Dessa forma ela ousa ao misturar dois estilos que, teoricamente, estão distantes, mas em que suas mãos se transformam em duas grandes camadas complementares.

Nos deparamos com uma grande variedade de cores, desde os tons pastéis às cores primárias, passando pelos tons acinzentados como o grafite e o cinza médio. Isso só pode ser percebido com devida atenção, pois sua técnica nos transporta, antes que percebamos, para dentro do quadro, nos despindo do preconceito da análise, nos deixando nus diante da imagem. Creio que pela familiaridade que temos com a imagem urbana, seus quadros têm um potencial de aproximação maior que qualquer outro, e a aquarela por si só acentua o tom de lembrança, como se víssemos nossa infância enfumaçada pelo pensamento.

aquarela christopher leger pintura

aquarela christopher leger pintura

aquarela christopher leger pintura

Seus temas abrangem desde os grandes centros aos subúrbios. É comum vermos alinhados ternos sob rostos inidentificáveis, skates e skatistas, carros populares e canteiros, tudo isso lado a lado em suas telas, sem que um elemento anule outro, ou se sobressaia, dando assim importante papel para todas as camadas sociais.

aquarela christopher leger pintura

aquarela christopher leger pintura

Christopher St. Leger


mariana beltrame

"Amante das cores pastéis. Humor de saúva".
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //mariana beltrame
Site Meter