uma breve historia da lomografia
Em 1991, dois jovens vienenses de férias em Praga, na República Checa, descobrem a máquina Lomo passando as férias a fotografar sem parar ou pensar. Já de regresso ao seu país ficam fascinados com a luz, cor e qualidade das fotografias tiradas com a máquina Lomo. Este fascínio acabou por se alastrar aos jovens de Viena tornando-se numa moda.
Foi em plena Guerra Fria que surgiu a Lomo Kompakt com o objectivo de se tornar num meio para documentar o estilo de vida soviético. Decorria o ano de 1982 e o general Igor Petrowitsch Kornitzky, amante de fotografia e admirador de uma pequena máquina japonesa, a Cosina CX-1, ordenou que a empresa Lomo produzisse em massa máquinas fotográficas pequenas, robustas e fáceis de manipular. Estas seriam comercializadas a baixo custo, podendo ser adquiridas por todas as famílias da ex-URSS que registariam o seu estilo de vida, tornando-se instrumentos de propaganda. Foi então poduzida a Lomo Kompakt Automat e comercializada tanto na União Soviética, como na Alemanha de Leste, Vietname e Cuba.
Em 1995, nasceu a Sociedade Lomográfica em Viena, constituindo a primeira Lomo Embaixada tendo como propósito impedir o desaparecimento destas máquinas russas, já que a fábrica de S. Petersburgo tinha acabado com a produção.
Actualmente, a Lomografia engloba a venda de produtos com novidades frequentes, assim como a realização de diversas actividades culturais, dinamizadas pelas Embaixadas Lomográficas existentes um pouco por todo o mundo. O seu principal projecto comum é a constituição do LomoWorldArchive que será um registo visual realizado por fotografias de lomógrafos de todo o mundo, lomógrafos esses que nos últimos anos constituem uma comunidade de cerca de 500 mil membros.
©eels
As máquinas Lomo tornaram-se objectos de culto e a Lomografia constituiu-se como um modo de vida, tendo subjacente um conjunto de 10 regras básicas adoptadas pelos lomógrafos, originando um movimento cultural cujos princípios são partilhados por todos: 1. Leva a tua Lomo onde quer que vás; 2. Fotografa a qualquer hora do dia ou da noite; 3. A Lomografia não interfere na tua vida, é parte dela; 4. Aproxima-te o mais possível do objecto a ser fotografado; 5. Não olhes pelo visor; 6. Não penses; 7. Sê rápido; 8. Não precisas saber com antecedência o que fotografaste; 9. Nem depois; 10. Não te preocupes com quaisquer regras.
A Lomo é uma câmera automática, de alta sensibilidade, capaz de capturar cor e movimento sem necessidade de flash e sem deformação. Existem vários modelos de Lomo, dependendo do efeito que produzem nas fotografias, sendo os mais conhecidos a LC-A, Diane, Holga, Fish-Eye, assim como vários acessórios complementares a cada uma delas.
É apenas uma questão de escolher qual a Lomo do dia, sair a «disparar» e divertir-se com o resultado final que poderá ser surpreendente!