dexia towers - um edifício com leds

Terceiro maior edifício da Bélgica, o Dexia Tower não se destaca apenas pelo seu tamanho, mas por sua luminosidade em toda sua extensão. Coloridas, divertidas e definitivamente muito atrativas.


Dexia towers edifício leds

Um cenário que lembra as músicas dançantes e a época em que o Abba reinava. São 145 metros de pura luz. Literalmente. Com 38 andares, o Dexia Tower é o terceiro prédio mais alto de Bruxelas, na Bélgica. A nível mundial não seria exagerado dizer que é, provavelmente, um dos que mais chamam a atenção.

Em forma de trapézio, ocupa uma área de 4.400 metros quadrados. Quando todo colorido, parece uma grande montagem de Lego. Às vezes fica de uma cor só. Todo rosa, vermelho, amarelo... São inúmeras as combinações de cores e, com certeza, a cada nova deve dar vontade de ficar olhando um pouquinho mais.

Este grande farol tem um total de 6.000 janelas e atrás de 4.200 delas há uma instalação de iluminação que basicamente consiste em uma média de 12 lâmpadas, com três LEDs cada uma – uma verde, outra vermelha e a terceira azul -, combinadas elas são capazes de criar uma paleta de cores completa.

Quem aprecia um ambiente com boa iluminação e bom gosto cairá nas graças do edifício. A fachada pode mostrar números, letras, formas geométricas com efeitos de luz e desenhos gráficos. A combinação do verde, vermelho e azul forma o branco, e a mudança rápida e instantânea das lâmpadas dá a impressão de movimento.

A temperatura também pode ser “medida” pelo Dexia Tower. Com base na média mensal, uma cor diferente representa o aumento ou diminuição do clima. Há também um código de cores para umidade e até velocidade do vento. Interessante para um simples prédio, não?

Dexia towers edifício leds

Dexia towers edifício leds

Dexia towers edifício leds

Ao contrário dos grandes palcos em que o show só começa quando se abrem as cortinas, neste, elas precisam estar fechadas. Isso porque os LEDs não são fortes o suficiente para iluminarem a fachada sozinhos. Já com o reflexo sobre a cortina fechada é possível iluminar toda a superfície da janela.

O sistema é controlado por um computador central, cujo programa traduz o sistema de iluminação do computador. Cada imagem, efeito visual ou letra só são visíveis quando algumas janelas são iluminadas por várias cores, ou seja, cada uma das 4.200 janelas equipadas com o sistema pode ser iluminada separadamente e com a cor específica que se deseja.

Este sim é um prédio para chamar de “um bom ponto de referência”. Só não podemos dizer que a conta de luz seja das mais baratas. Com a crise econômica mundial de 2009 o Dexia Tower teve sua iluminação reduzida, iluminando por apenas 10 minutos por hora entre o pôr-do-sol e a meia noite.

Dexia towers edifício leds

Fontes de Imagens: 1, 2, 3, 4, 5.


mariana carrillo

se contenta se falar e for ouvida.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/arquitetura// @obvious, @obvioushp //mariana carrillo