obvious

in english

inception (a origem) - a essência do homem

publicado em cinema por | 7 comentários

Como se forma nossa personalidade? Como se formam nossos pensamentos? A Origem busca desvendar os mistérios da mente humana, traçando um raciocínio acerca do significado da realidade. Acerca da origem de tudo.

origem inseption

A mente humana, por sua natureza enigmática, sempre foi alvo de extrema curiosidade. Um ambiente sobre o qual nada conhecemos, mas que nos define. Obviamente seria tema de inúmeras investigações por parte da ciência e, também, das artes. O Cinema explora a temática há muito tempo, desde Bergman até M. Night Shyamalan. É onde está a origem de tudo o que somos. “A Origem” nos mostra a essência da essência.

Escrito, dirigido e produzido pelo diretor britânico Christopher Nolan (Batman Begins), “A Origem” (Inception, EUA, 2010) ostenta um elenco encabeçado por Leonardo DiCaprio, com nomes como Ellen Page , Marion Cotillard, Tom Berenger , Michael Caine entre outros. O enredo é considerado complexo. Talvez complexo demais para uma superprodução, um blockbuster. O que não é comum. Mas é exatamente o que fez o diretor se destacar, com maestria, na cena hollywoodiana. Os movimentos de câmera usados por Nolan, a técnica, a música...são fatores que determinam o desenvolvimento da trama, sendo tão importantes quanto as próprias personagens.

O filme fala de sonhos. De implantar idéias e roubá-las. A ação vem de ponta a ponta. No entanto, o interessante em “A Origem” é que não é, em absoluto, um filme de ação. A ação é um pano de fundo para a elaboração de uma temática mais complexa: a mente humana. O diretor explora nossos medos, segredos, memórias e idéias em um intrincado enredo. Seu foco está em mostrar ao espectador a extensão da elasticidade de nossa mente.

A essência do Homem - pensamento - é capaz de deformar-se à medida que este experimenta as diferentes percepções que o mundo oferece. Por isso, todos os nossos conceitos podem ser extremamente vulneráveis. A idéia redefine-se por diferentes formas de inserção, mas é ainda mais suscetível a essa “redefinição” quando está em seu lugar primitivo - a subconsciência.
E por onde acessar essa subconsciência, templo das concepções ainda imperfeitas, dos esboços do conhecimento, onde tudo ainda está em formação?

origem inseption

origem inseption

origem inseption

No ambiente etéreo do filme esse acesso é possível pela invasão dos sonhos, onde reside as lacunas de nossa existência, as quais são meticulosamente preenchidas com interferências, seja implantando ou extraindo idéias.
Em uma realidade concreta, isso se dá naturalmente pelas circunstâncias, na vida rotineira. Obviamente, não temos nossos sonhos invadidos [ainda], como vemos no filme, mas crescemos alvos de uma manipulação implacável, e imperceptível, natural da coexistência humana. A Origem sugere objetivamente este paralelo.

Nossa mente é bombardeada a todo instante, idéias estão sendo implantadas, geradas pela proliferação de modelos ideológicos. A sociedade é uma rede, constituida de indivíduos que, por meio de unidades culturais que habitam a mente humana, desencadeiam uma reação virulenta de implantação de idéias. Propagandas, tradições, artes, e etc...tudo isso faz parte desse processo. Nossa mente é literalmente arquitetada por esses fatores, gerando as mais variadas formas de significação do homem, como a fé, a moral e a cultura.

Os mais observadores perceberão que o filme não somente aborda esse assunto, como ele próprio nos seduz implantando idéias em nossas mentes. Idéias que já absorvemos e que nos convida a reflexões intermináveis sobre o real e o irreal. Sobre o abstrato e o concreto. Sobre o conceito de realidade. E é por isso que estamos a falar sobre ele. Bem-vindo à interferência de sua própria mente.

Fontes das imagens: 1, 2, 3, 4.

rejaneborges
Sobre a autora: rejane borges gosta das cores de folhas secas ao chão. E das cores das folhas velhas dos livros. Saiba como fazer parte da obvious.

na rede cultura

2leep.com saiba como pertencer à rede cultura

Comentários

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

Natália

Este filme parece ser muuuito bom! .. Vou assistir!

O filme não me agradou e acho que o espaço aqui não é para justificativas de natureza crítica.
O que tenho a dizer apenas é que o texto está impecável em sua análise concisa e equilibrada de idéias. E idéias (eis o que ninguém pode negar) é o que o filme de Nolan mais suscita em nós.
Parabéns!!!

renan

O filme parece interessante pelo assunto, mas na verdade o ser Humano nunca entenderá oque é a mente e como ela funciona enquanto não entender oque é o espirito, a alma.

Até la o ser humano precisa evoluir, se purificar, ai sim terá acesso a essa sabedoria.

Esse filme deve ser mto bom, estou louco pra ver. e parabens Rejane!mto bom!

Louis

O que mais me surpreende sobre o filme é que a maioria das pessoas simplesmente não vê que Inception é, nada mais, nada menos, que um filme cyberpunk, com todos os elementos das histórias cyberpunk exceto o ambiente de decadência e clima sombrio. Toda a idéia de invadir a mente de alguém para roubar - ou plantar idéias - é apenas o conceito de hacking mental muito bem explorado nas obras de William Gibson (autor de Neuromancer e Mona Lisa Overdrive) e também no Snow Crash do Stephenson, além, claro, de Matrix. Não é à toa que Nev Pierce, crítico da Empire, afirma que o filme se parece como Kubrick adaptando o trabalho de Gibson. Também não é à toa que o Nolan admite que fortes influências do filme foram justamente três outros filmes de ficção científica: o já citado Matrix, Cidade das Sombras e o Décimo Terceiro Andar. Claro que isso não tira o mérito do Inception, é um bom filme (particularmente, adoro o fato de que ele o organizou como um "heist movie", já que sou fã de trabalhos como Ocean's Eleven e Cães de Aluguel), mas sofre dos sérios problemas de direção que o Nolan já muito bem demonstrou em seus filmes anteriores: em cenas de ação realmente rápidas e barulhentas, ninguém entende nada do que está acontecento na tela (em Inception, toda a "parte da neve" mostra isso muito bem; outro exemplo seria "cena do batmóvel no túnel" de Dark Knight). Em resumo? Inception é um bom filme e tem influências com pedigree, mas não está com essa bola toda.

Cherry Candy

Pela quantidade de comentários dá pra notar q eu fiquei vidrada no site, né?
Mas enfim, qto ao filme... eu ñ tinha notado q ele tem uma semelhança com Cidade das Sombras, q por sinal eu adorei! Mas me lembrou tbm o Abre Los Ojos, q foi feito o remake com o nome de Vanilla Sky e o ator principal nada menos q o Tom Cruise. Falaram tanto do filme q qdo fui assistir me decepcionei, pois tinha assistido ao original e marcado aquele ar obscuro e obcessivo q ñ mostra mto o remake.
Eu amei a Origem! Adoro filmes com trama intrincada, ainda mais esses q falam sobre a mente, q é um dos maiores enigmas da humanidade. Obviamente q boa parte da crítica pop falou mal, só dão ibope para filme blockbuster onde o roteiro é simples.
Esse filme foi um desafio pro Nolan... mas fico imaginando como seria se fosse o Kubrick qm tivesse dirigido.

Ed

O filme realmente explora muito bem o tema pensamento, tanto que até os meus ainda estão sob análise, hehe
altamente recomendável! desde que saibam prestar atenção!

Deixe-nos o seu comentário

O e-mail é obrigatório mas não será mostrado no site ou cedido a terceiros. Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos não serão publicados.


Site Meter site statistics