os sites que respiram cultura - primeiro artigo colaborativo obvious

Lançamos a pergunta: quais os sites que respiram cultura? Dezenas de contribuições com nomes e comentários acabaram por gerar uma lista dos espaços online que são imperdíveis quando o assunto é cultura. O resultado é o primeiro artigo colaborativo feito pelos leitores do Obvious.


colaborativo cultura obvious

Nosso primeiro artigo colaborativo reuniu sugestões e impressões de nossos leitores que responderam à questão: quais os sites que respiram cultura? Ficamos realmente surpresos pois a resposta foi imediata, em alguns minutos, tínhamos lá uma bela lista com nomes, links e breves resenhas apresentando alguns dos sites indicados. Agradecemos imensamente a todos os envolvidos que embarcaram na nossa ideia seja participando diretamente ou espalhando a proposta por aí. Vamos fazer deste o primeiro de uma série de novas produções e novos olhares mais demorados.

colaborativo cultura obvious Yay Every Day por Renata Penzani:

O Yay Every Day é um site de dicas. A premissa é "se espante todos os dias". Eles divulgam fotográfos, músicos, escritores, designers e todo projeto ou pessoa que seja interessante.

==/==

colaborativo cultura obvious Morte Súbita por Fábio Machado

O Morte Súbita é uma loucura genial misturando contracultura, memes e ocultismo. Não indicado para amantes da missa do galo.

==/==

colaborativo cultura obvious Porta Curtas, por Jonas C. Moraes Site dedicado à catalografia de curtas-metragens brasileiros

==/==

colaborativo cultura obvious B-Coolt e Catraca Livre por Felipe Delphorno

É uma agenda cultural muito interessante e diferente das demais, não só pela temática, mas pela sua abordagem a nichos bem interessantes; em ótimas dicas, fala sobre cinema, gastronomia, internet e tudo que for bom. Já o Catraca Livre tem como foco uma agenda cultural para eventos, exposições e exibições gratuitos ou "semi gratuitos"; sempre eventos bem bacanas, nas mais variadas regiões e temas.

==/==

colaborativo cultura obvious Produtor Cultural Independente por Edgard Freitas:

O Produtor Cultural Independente é um site que distribui de forma livre informações úteis para se trabalhar com método uma ação cultural. Conecta pessoas interessadas no desenvolvimento do campo da produção cultural, em seu sentido amplo, estabelece um diálogo entre as experiências práticas, iniciativas livres e o ensino formal de produção e gestão cultural, além de fomentar a sustentabilidade das atividades culturais e artísticas.

==/==

colaborativo cultura obvious Overmundo, por Simone Evangelista

O Overmundo respira cultura de todos os cantos do Brasil, contribuindo para criar um painel mais democrático e diversificado do nosso país.

==/==

colaborativo cultura obvious Babel das Artes, por Sandra Vasconcelos

Babel das Artes tem foco na cultura e arte popular e reúne assuntos como artes visuais, design, artesanato contemporâneo. O objetivo é destacar a diversidade cultural brasileira identificando a produção e peculiaridades regionais. Com isso, promove o consumo consciente do objeto ou utilitário feito à mão como prática de responsabilidade sócio-cultural.

==/==

colaborativo cultura obvious Tablóide Digital por Bruno Barrett

O Tablóide Digital é um apanhando dos trabalhos de Aramis Millarch, uma figura ícone do jornalismo tupiniquim. O site reúne um acervo riquíssimo que compreende as diversas manifestações artísticas ( música, teatro, cinema, literatura, artes plásticas ). O conteúdo é composto por entrevistas, artigos, áudios de entrevistas, a história do jornalista Aramis Millarch. A proposta do site é digitalizar os artigos e fazer uso dos recursos multimídia para tornar público as mais de 5 mil entrevistas realizadas pelo jornalista ao longo da carreira. Essas que contam com participação de nomes tais como: Paulo Leminski, Helena Kolody, Miucha, Ana Botafogo, Elis Regina, Carlos Lyra. Várias entrevistas já estão disponíveis no site que podem ser lidas ou ouvidas diretamente online. Além das entrevistas, os artigos são belíssimos e valem a visita.

==/==

colaborativo cultura obvious Digestivo Cultural, LostArt e blog da Editora Cosac&Naify, por Priscilla Santos

O Digestivo Cultural é um dos espaços online mais importantes que temos! Com resenhas, críticas e debates, lá se fala de arte plástica, produção, música.. reúnem um time de colaboradores especializados, fieis, cultos e deliciosos. O LostArt foi fundado como blog dentro do site da SuperInteressante e é alimentado por um casal de fotógrafos da Ed. Abril que, no meio das viagens, tratam de catar espaços, intervenções e gente de todo tipo. O que reúnem é o fino das impressões em imagens de tirar o fôlego. BRUTAL. Imperdível é pouco. A CosacNaify é a Björk dos editoriais. Seu blog devia ter um altar preu acender umas velas!

==/==

colaborativo cultura obvious Revista Paiuí por Rafael Santana

A Piauí é uma das principais e mais interessantes revistas que temos por aqui. Seguindo uma tradição de jornalismo literário como já feito pela New Yorker, por exemplo, traz sempre matérias bem escritas, relevantes e dotadas de um humor ultra requintado. Fundada pelo João Moreira Salles, a revista tem como símbolo máximo o pingüim, embora seja brasileira pra cacete. Uma ressalva: muito do conteúdo é restrito a assinantes.

==/==

colaborativo cultura obvious Projeto Releituras, por Anônimo2

O sítio tem como objetivo divulgar trabalhos de escritores nacionais e estrangeiros. Aguardamos dos amigos leitores críticas, comentários e sugestões.

==/==

colaborativo cultura obvious Bravo Online, por Obvious

Música, cinema, livros, artes plásticas, teatro e dança, a Revista Bravo é um guia essencial para conhecer arte, viver arte e fazer arte. Capitaneada por João Gabriel de Lima, trás um time de articulistas de entendem do riscado pontuados por historiadores, sociólogos, lingüistas entre outros que sempre complementam as análises e nos localizam nas produções. Tanto na versão impressa quanto na online traz uma agenda com os principais eventos, exposições e lançamentos. A Bravo Online disponibiliza boa parte de suas matérias na internet e ainda produz conteúdo exclusivo para a internet com destaque para seus infográficos e seleção de vídeos.

==/==

As regras: para participar, bastava entrar no NetPad do artigo indicando o nome do site, o link e o Twittername do colaborador. Na barra de comentários, várias trocas de ideias e breves resenhas fizeram o recheio do nosso artigo. Caso o site de cultura já estivesse listado, devia se acrescentar o seu username ao lado do link; através dessa espécie de “endossamento” de uma preferência já partilhada, pudemos fazer um pequeno ranking dos sites de cultura favoritos dos nossos leitores. Quer participar do nosso próximo artigo colaborativo? Siga @obvious e fique atento à nova chamada!

* Nos reservamos o direito de eliminar sites ofensivos ou que não se enquadram na proposta.


Priscilla santos

é adoradora de cervejas e colabora com a obvious.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //Priscilla santos
Site Meter