a beleza dos retratos de HaoJan Chang

É a beleza no seu estado puro e universal. É a insustentável leveza do ser. São os retratos de HaoJan Chang.


retratos haojan chang

Em Taiwan, onde reside, o fotógrafo HaoJan Chang encontra toda a inspiração de que precisa para os seus retratos. A figura feminina no seu estado natural e espontâneo é o ponto dominante dos seus trabalhos, onde a luminosidade também reclama o seu protagonismo. Estes são retratos onde a pureza do momento e do efémero é captada no seu expoente máximo.

O fotógrafo presenteia-nos com uma série de imagens em estado de graça, quase sempre envoltas num halo de luz quase ofuscante ou entre as mais vívidas cores. Não raramente observamos os corpos deixados ao abandono, sugerindo um estado de alma leve, etéreo ou, muito simplesmente, ausente.

E se é verdade que estes são retratos particulares da beleza asiática, o fascínio que exercem é universal, já que nos preenchem, paradoxalmente, com a leveza destas figuras e destes cenários de sol, praia, luz. Será esta a verdadeira insustentável leveza do ser?

retratos haojan chang

retratos haojan chang

retratos haojan chang

retratos haojan chang

retratos haojan chang

HaoJan Chang


Debora Canbé

Nunca foi nerd, mas gostava de o ser. Mesmo assim, acredita ser capaz de dar um ou outro bitaite sobre uma série de assuntos relativamente interessantes.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/fotografia// @obvious, @obvioushp //Debora Canbé