lunartic, uma bicicleta diferente

Se a roda é considerada por muitos a maior invenção tecnológica de todos os tempos, cabe ao design reinventá-la, integrando-a em novos contextos e alargando o seu leque de possibilidades e funções. Eis a Lunartic, um novo protótipo para um meio de locomoção secular.


bicicleta ecologia sustentavel lunartic

Antes, o problema era mobilizar as pessoas para, gradualmente, começarem a apostar em meios de transporte alternativos - leia-se "mais ecológicos e sustentáveis" - nas suas deslocações do quotidiano. Agora que as consciências começam a despertar, o desafio passa por desenvolver as melhores soluções que tornem essa experiência cada vez mais eficiente, cómoda e segura.

A bicicleta Lunartic foi desenvolvida com esse mesmo propósito de facilitar a locomoção a duas rodas em plena cidade. Concebida pelo designer Luke Douglas, esta bicicleta apresenta duas rodas de tamanhos bastante díspares, sendo que a dianteira é bem menor do que a traseira - onde, aliás, reside todo o engenho deste novo protótipo.

A particularidade da Lunartic prende-se com o facto de a sua roda traseira não possuir um sistema de raios. De acordo com o designer, esta opção revela mais do que uma preocupação estética; o que se pretende é que a bicicleta fique menos pesada e que os seus custos de produção e manutenção sejam reduzidos.

Além disso, este protótipo combina ainda, no seu design, um sistema de correias dentadas instalado na própria roda traseira.

À partida, todas estas características deverão contribuir para que a bicicleta se torne mais rápida e tenha uma maior aderência ao piso. Além disso, o facto de a roda dianteira ser mais pequena garante menos problemas de espaço e maleabilidade do veículo.

O designer Luke Douglas admite que este é ainda um trabalho em progresso, sendo que, no futuro, o espaço da roda traseira sem raios poderá ser aproveitado para acolher a roda dianteira - caso a bicicleta se torne dobrável - ou espaço para bagagem.

A Lunartic foi submetida à competição internacional James Dyson Award, que todos os anos premeia designers emergentes e que pretende inspirar os jovens de todo o mundo a envolver-se neste tipo de projectos.

bicicleta ecologia sustentavel lunartic

bicicleta ecologia sustentavel lunartic

bicicleta ecologia sustentavel lunartic

Fonte das imagens: 1.


Debora Canbé

Nunca foi nerd, mas gostava de o ser. Mesmo assim, acredita ser capaz de dar um ou outro bitaite sobre uma série de assuntos relativamente interessantes.
Saiba como escrever na obvious.
version 5/s/design// @obvious, @obvioushp //Debora Canbé