o talento e a imaginação utópica de alex andreyev

Através de traços simples, o ilustrador russo Alex Andreyev, nos mostra por meio de sua obra, situações surreais e ambientes familiares completamente fantásticos. É Adepto da Arte Digital e tem dificuldades de definir seu estilo, sendo classificado muitas vezes como surrealista. Para Alex, sua arte é simplesmente o resultado de uma revelação mística.


alex andreyev

Uma série de imagens com o título Metronomicon, já foram abordadas pelo Obvious, como podemos ver aqui. Entre tanto, não há como o contexto geral de seu trabalho passar despercebido através de um olhar mais demorado. Alex Andreyev é um ilustrador russo e suas imagens apresentam elementos simples e inusitados. Geralmente, surgem diante nossos olhos, eventos fantásticos dentro de um ambiente familiar, ou uma realidade futurística completamente utópica. Possui dificuldades para classificar seu estilo e diz que deixa isso para os críticos de arte. Normalmente é definido como surrealista, mas definir assim sua arte seria limitar o alcance de suas obras. Sempre se viu interessado tanto pelo design gráfico, quanto pelas belas artes, porém, atualmente sua maior dedicação é para com a arte digital.

Ao longo de sua carreira experimentou várias técnicas, incluindo tintas tradicionais, canetas e pincéis. Hoje utiliza apenas ferramentas simples dentro do Photoshop e Corel. Segundo Andreyev, foi utilizando ferramentas limitadas que conseguiu atingir uma consistência estilística dentro de suas obras. Pois se concentra mais na expressão de um conceito, do que simplesmente na tecnologia ou diversas ferramentas de criação. Ao mesmo tempo, sente-se livre das limitações das ferramentas tradicionais, como secagem de tinta a óleo, misturas de cor, etc. No inicio de sua carreira costumava usar somente o preto e branco, partindo posteriormente para cores mais brilhantes e saturadas.

alex andreyev

alex andreyev

Quando questionado sobre o momento de criação de suas obras defende que; apenas uma revelação mística, pode ser considerada uma verdadeira arte. Suas pinturas favoritas são criadas durante total introspecção e a ligação repentina com um campo de certas informações. A interpretação de sua visão, usando toda a experiência de vida, é o que resulta em seu trabalho. Admite nunca estar satisfeito com sua obra e em cada pintura, possui o objetivo de superar os resultados alcançados no passado. Acredita que, quando alguém se põe a criar, nada pode deter este impulso.

O desenho sempre fez parte de sua vida e após terminar a universidade, mudou para São Petersburgo, onde hoje vive e trabalha com direção de arte. Atualmente trabalha no desenvolvimento de paisagens, construções, mecanismos e dispositivos para a animação chamada Kin-Dza- Dza. Essa animação é um remake do filme soviético de 1986 que fala sobre a queda da cultura humana. Alex confessa ser fascinado pela estética do período soviético e vê ai, um espaço infinito para idéias.

alex andreyev

Esse ilustrador, de mão cheia, deixa claro que seu meio preferido de divulgar suas ilustrações é pela internet. Possui exposições individuais, porém acredita que a internet trás mais liberdade. Nunca se sabe quando um internauta descuidado poderia acabar conhecendo sua arte simplesmente por estar navegando.

O estilo de Alex Andreyev pode encaixar-se dentro de muitas definições dentro do mundo das artes. Une o utópico ao mundo real, o fantástico com o cotidiano. Parece que retrata lugares reais, porém sem nossas tradicionais leis da física. Expressa um futuro intangível em simples traços, carregados de simbolismos e mistérios. A arte digital cadê vez mais nos surpreende; E Alex Andreyev é um exemplo perfeito.

alex andreyev

alex andreyev

Alex Andreyev


Dan devjacque

pensador autônomo que desde tenra idade teve a caneta na mão, e no colo um violão. Não acredita na sorte e crê que somente a arte pode enaltecer o espírito humano.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //Dan devjacque