Aeroporto Internacional de Denver: um ícone para o século XXI

Galeria de arte, comércio, hotel, terminal rodoviário... A reforma do Aeroporto Internacional de Denver, um projeto do arquiteto Santiago Calatrava, irá gerar mais 6.600 empregos e transformará o aeroporto, já importante no cenário internacional, em uma mini-cidade.


Santiago Calatrava Aeroporto internacional Denver

“O Aeroporto Internacional de Denver é um dos mais invejados da indústria.” Essas palavras podem soar parciais - de facto, quem as disse foi a gerente de aviação do aeroporto, Dia Kim. Mas, para se tornar notícia, o DIA (Denver International Airport, em inglês) não poderia mesmo ser igual aos demais.

Como o próprio nome o diz, o DIA fica na cidade de Denver, capital do estado do Colorado, nos Estados Unidos. Construído em 1995, rapidamente se tornou um importante motor econômico da cidade. Hoje, é o décimo aeroporto mais movimentado do mundo, além de sua arquitetura ser reconhecida internacionalmente como símbolo da região.

Depois de 15 anos, passará por uma importante renovação. Em julho de 2010, uma coletiva de imprensa reuniu o arquiteto, engenheiro e artista Santiago Calatrava e executivos do DIA para anunciar o novo conceito.

O projeto, um dos maiores do país, inclui a construção de uma ligação ao terminal rodoviário, um hotel de 500 quartos, um centro de conferências e uma praça que abrigará lojas. Até então, o DIA continua sendo um dos poucos aeroportos que, apesar da sua importância (mais de 1400 vôos por dia e mais de 130 destinos em todo o mundo), não tem ligação ferroviária que leve os passageiros ao centro da cidade baixa.

A estação ferroviária, a praça e o hotel irão formar uma estrutura de alto padrão e um complexo dinâmico situado a sul do Terminal Jepperson. O responsável pela renovação do aeroporto, o Programa de Reconstrução do Terminal Sul, é o espanhol Calatrava.

Santiago calatrava aeroporto internacional denver

Santiago Calatrava Aeroporto internacional Denver

“Meu objetivo na concepção da estação de trem ao lado dessa estrutura ícone que é o terminal é complementá-lo com um projeto de identidade independente e de qualidade igual.” Nas palavras do espanhol, a proposta não só respeita como complementa a arquitetura existente. “O Aeroporto Internacional de Denver continuará como marco nos próximos séculos.”

O DIA continua a expandir o seu importante papel econômico na região. Com as reformas, irá se transformar em uma mini-cidade, com ainda maior potencial na receita. O hotel e o centro de conferências são os principais componentes deste empreendimento; além, claro, da praça, que contará com restaurantes, lojas e programas especiais, como exposições e feiras de arte.

O conceito de Calatrava para o Programa de Reconstrução do Terminal Sul é a primeira fase do planejamento para valorizar o Aeroporto Internacional de Denver e já está a afirmar-se com um ícone do design do século XXI.

Santiago calatrava aeroporto internacional denver

Santiago calatrava aeroporto internacional denver

Image courtesy of Santiago Calatrava, LLC


mariana carrillo

se contenta se falar e for ouvida.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/arquitetura// @obvious, @obvioushp //mariana carrillo