Timothy Saccenti - futurismo barroco ao serviço da música

Natural da cidade de Nova Iorque, Timothy Saccenti é um fotógrafo e director criativo cujo nome está associado a vários projectos musicais, como os Animal Collective, Jamie Lidell e The School of Seven Bells, entre outros.



Timothy Saccenti

O nome de Timothy Saccenti está associado a trabalhos na área da fotografia e da publicidade, mas ele tem também uma forte ligação ao meio musical, como responsável por vídeos de inúmeras bandas.

Nomes como Battles, Peaches, Animal Collective, Big Pink, The School of Seven Bells ou Jamie Lidell recorreram a este director criativo nova-iorquino para os seus vídeos. Talvez porque os seus efeitos visuais são capazes de provocar alguma tensão aliada a uma certa dose de humor, gerando ambientes intensos onde se pressente uma dualidade entre o lado emocional e o racional.

O seu processo criativo caracteriza-se pelo recurso frequente à cor, de uma forma muito particular, assim como pela utilização da luz de forma majestosa.

Não é raro verificar que os sujeitos dos seus trabalhos visuais são delineados como modelos de um mundo próprio, num estilo que foi denominado por alguns como «futurismo baroco», focando a tónica numa atitude de horror-preciosismo.

Timothy Saccenti

Graças ao seu vídeo de 2008, «Atlas», para a banda Battles, Timothy Saccenti ganhou o prémio Plug para o vídeo do ano e foi nomeado director criativo do ano pela revista Antville. Inúmeros media dirigiram-lhe louvores - Specialten, Fader, Creative Review, Videostatic, Pitchfork Media - tendo também sido convidado a participar em vários festivais.

Além dos vídeos musicais, Timothy Saccenti realizou anúncios para as mais variadas marcas, como Audi, Nike, Sony ou Nikon.

Em 2009 apresentou o seu primeiro programa de arte em nome próprio, em Tóquio, sob o tema «The Garden of Unearthly Delights», que retrata a demanda clássica pelo sentido da vida, num cenário de ficção científica.

Na opinião de alguns críticos, Saccenti personifica o artista que consegue manter viva a arte em vídeos musicais através da sua capacidade para pegar em referências visuais originárias das mais variadas fontes, adoptando um estilo meticuloso que se revela eficaz.

Timothy Saccenti

Timothy Saccenti

Fontes das imagens: 1 e 2, 3 e 4.

cátia fernandes

viaja por locais, sonhos e projectos... pelos factos da História, questões da ciência e pela beleza da arte.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x1
 
Site Meter