casa da opera de izmir

A cidade turca de Izmir quer reivindicar o seu lugar de destaque entre os centros urbanos mundiais mais cosmopolitas. E na cultura está a virtude. Por isso, foi lançado um concurso que desafia arquitectos de todo o mundo a conceber a nova casa da ópera da cidade, para transformar novamente Izmir num importante centro económico e cultural.


casa opera izmir

A cidade portuária de Izmir (ou, em português, Esmirna), uma das maiores áreas metropolitanas da Turquia e considerada, durante o século XX, como uma das mais cosmopolitas do mundo, quer voltar a fazer jus ao seu título de "pérola do Egeu". E é na cultura que está a virtude. Por isso, foi lançada a Izmir Opera House Competition, um concurso que desafia arquitectos de todo o mundo a conceber um design inovador para a nova casa da ópera, de forma a que Esmirna se assuma, novamente, como um grande centro de actividades económicas e culturais a nível internacional.

O escritório de arquitectura e design Nüvist, sediado em Istambul desde 2006, respondeu ao apelo, apresentando uma proposta que, de acordo com os arquitectos, "reflecte a história, a cultura e o estilo de vida moderno de Izmir". E é nessa crença de que o urbanismo tem um impacto inegável no design e na funcionalidade dos espaços que se baseia o conceito do projecto da Nüvist para esta casa da ópera.

De facto, o design deixa perceber uma fluidez entre o meio urbano em que se insere e a própria estrutura do edifício projectado, cuja identidade é definida sobretudo pelas suas formas curvilíneas e alongadas.

No fundo, esta fluidez remete também um pouco para a própria história da cidade de Izmir, que ainda durante o século XX e até à época da Guerra Fria foi um dos principais locais de acolhimento de populações turcas, gregas e arménias. Um verdadeiro berço de culturas e tradições distintas a coabitar num mesmo território.

"A arte tem um papel fundamental como reflexo da sociedade e do seu estilo de vida. A alma, a inteligência e as emoções são as expressões da comunidade e a arte, por sua vez, define a identidade social de cada comunidade, mostrando-nos em que é que esta se distingue das restantes", afirmam os arquitectos da Nüvist. E vão mais longe: "os artistas determinam os padrões em que se desenrola a vida moderna".

casa opera izmir

casa opera izmir

casa opera izmir

casa opera izmir

casa opera izmir

casa opera izmir

© Nuvist Architecture & Design


Debora Canbé

Nunca foi nerd, mas gostava de o ser. Mesmo assim, acredita ser capaz de dar um ou outro bitaite sobre uma série de assuntos relativamente interessantes.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/arquitetura// @obvious, @obvioushp //Debora Canbé