obvious

in english

lembranças da nossa infância - brinquedos de metal

publicado em recortes por | 5 comentários

Algumas infâncias são adornadas por aventuras, outras por ruas de terra a erguer-se em poeira com os chutes à bola. Tantas outras ouvem o ruído da velha vitrola do avô, outras têm o gosto dos biscoitos náufragos no leite morno, nas noites frias. Há a velha bicicleta, a corrida, o abraço. Tantas infâncias distintas que se bifurcam na imaginação. E, certamente, a imaginação é sempre atiçada pelos fiéis companheiros: os brinquedos.

brinquedo antigo metal

Aquele velho carrinho, o astronauta, super-heróis dos quadrinhos. Os robôs, aviões, os trenzinhos. Por meio dos brinquedos, a imaginação abre-se em um leque de possibilidades e, de súbito, a realidade transforma suas cores e suas personagens.
Mas além de emprestar criatividade à criança, os brinquedos nos permitem observar todo o contexto sociocultural de uma geração. Eles registram os gostos, os costumes, as conquistas e as ambições de uma sociedade. Pelas inspirações, materiais e tecnologia usados na fabricação desses artefatos é possível verificar a trajetória do desenvolvimento de uma época. Os brinquedos de metal atravessaram grande parte do século XX e são fiéis companheiros de muitas gerações

No começo do século 20 surgiram os primeiros brinquedos feitos de metais fundidos. A maioria eram miniaturas de veículos e custavam caro por exigir um processo industrial mais complexo. Com o progresso das ferrovias, já nos anos 30, os trens tornaram-se os principais alvos das réplicas de metal. Os trenzinhos elétricos de bitola revolucionaram a indústria do segmento. Eram fiéis aos carros originais e funcionavam com baixa voltagem de 20 volts, com transformador ligado à rede elétrica. Estas novidades causaram grande impacto no consumo e conseqüente aumento na produção. De 1930 até a segunda Guerra Mundial, a fabricação de brinquedos era quase inteiramente dedicada aos trens elétricos de metal.

brinquedo antigo metal

brinquedo antigo metal

Nos final da década de 40, e durante a toda a década de 50, as miniaturizações acompanharam as produções dos carros, aeronaves e, também, dos eletrodomésticos. Todos feitos de metal.

O final dos anos 50, e os anos 60 – principalmente no Japão e Estados Unidos – é uma época considerada de ouro na produção dos brinquedos de metal. Por causa da corrida espacial eram vendidos milhares de réplicas de naves espaciais, foguetes e astronautas. Além disso, com a popularização dos programas de televisão, a época foi de grande produção de galãs e heróis da TV e do Cinema.

brinquedo antigo metal

brinquedo antigo metal

brinquedo antigo metal

Ainda no fim dos anos 60, e começo dos anos 70, o esporte ganhou mais espaço na indústria infantil quando começaram a ser reproduzidas réplicas dos famosos carros de Fórmula 1, movidos a pilha ou a corda.

Mais tarde, já no início dos anos 80, o plástico começou a substituir o metal na fabricação desses brinquedos.

Hoje em dia, brinquedos antigos são peças de colecionadores. Alguns tão raros quanto ver uma criança brincar com um deles em uma época em que impera o virtual.
Os mais saudosistas, no entanto, trazem à memória os dias em que esses brinquedos fizeram suas infâncias serem um pouco mais palpáveis e, por conseqüência, deliciosas de serem lembradas.

brinquedo antigo metal

brinquedo antigo metal

brinquedo antigo metal

brinquedo antigo metal

brinquedo antigo metal

Fontes das imagens: 1.

rejaneborges
Sobre a autora: rejane borges gosta das cores de folhas secas ao chão. E das cores das folhas velhas dos livros. Saiba como fazer parte da obvious.

na rede cultura

2leep.com saiba como pertencer à rede cultura

Comentários

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

geraldinho

São pequenas obras de arte!
Eu já sou do tempo dos brinquedos de plástico, acho que nunca tive um brinquedo que fosse totalmente de metal ou madeira.
abraço

Como nasci em 90 nunca brinquei com um desses, mas os acho graciosos

briquedos resistetes que duravam mais de uma semana, bons tempos.
__________________________________________
Encontre o emprego certo no RH Vagas,
basta cadastrar seu curriculo.
http://www.rhvagas.com.br

Peter Zimmermann

Olá internautas

O meu sonho é comprar um robot - com T no final sim rssss - de lata, aqueles que possuem um visor na frente, ou o do Perdidos no Espaço, e ainda tem aquele muito lindo do Planeta Proibido.
Por enquanto vou só namorando os danadinhos.
Quem mora, ou vier a São Paulo, vá um sábado na Praça Benedito Calixto - Fica na Teodoro Sampaio, próximo ao metrô Clínicas - lá tem uma feira de antiguidades/curiosidades muito legal, o passeio é ótimo.
Acho que neste Natal vou me presentear com um pó-pó-pó. É, aquela lanchinha de lata com casco duplo, enche o casco com água e acende um pedaço de vela, a água esquenta e é só pó-pó-pó... e lá vai ela. Só não bota a mão !!!!

Abraços

Peter Zimmermann

Interessante seu post! Estou organizando uma exposição sobre os metais em diferentes áreas de aplicação, e brinquedos é uma delas, há dias estou pesquisando e seu texto responde muitas das curiosidades que tive.
Muito bom! Se puder postar mais historias sobre a presença de metais nos brinquedos. Agradeço.

Márcia

Deixe-nos o seu comentário

O e-mail é obrigatório mas não será mostrado no site ou cedido a terceiros. Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos não serão publicados.


Site Meter site statistics