World Press Cartoon - Sintra

O concurso World Press Cartoon reúne anualmente as melhores caricaturas publicadas em jornais e revistas por todo o mundo. Plenas de humor negro e fruto da liberdade de expressão, são uma forma de contar a História contemporânea, usando sentido crítico e pondo o dedo na ferida. Conheça aqui os melhores desenhos das seis edições do concurso.


World Press Cartoon

Estando já na 6ª edição, o World Press Cartoon, dedicado ao humor gráfico na imprensa, goza de um portfólio alargado de caricaturas de qualidade. Só na edição de 2010 estiveram a concurso 878 trabalhos, provenientes de 429 autores de 77 nacionalidades. O concurso premiou o melhor que se publicou neste género em jornais e revistas durante o ano de 2009.

O grande vencedor desta edição (que levou o Grand Prix, no valor de 20 mil euros) foi o argentino Gabriel Ippóliti. Publicada no diário "Âmbito Financeiro", de Buenos Aires, a sua caricatura de Vladimir Putin a colocar balas numa arma com uma bandeira remendada da URSS em fundo alude às notícias de rearmamento da Rússia tornadas públicas durante o último ano.

Mas esta não foi, claro, a única figura conhecida entre os 400 trabalhos apresentados na exposição final. Vaclav Teichman traz-nos Steve Jobs com um porquinho mealheiro muito semelhante ao símbolo da Apple. Obama aparece como Rato Mickey e o presidente do Afeganistão com um ar assustador.

World Press Cartoon

World Press Cartoon

Juntando o melhor desta arte e tentando promover o cartoon como um género jornalístico com o seu valor próprio, o World Press Cartoon premeia os melhores talentos da área, considerando-se uma bandeira da liberdade de expressão enquanto valor inalienável da dignidade humana. Por exemplo, o vencedor da categoria Humor deste ano é Hassan Karimzadeh, um iraniano condenado a dez anos de prisão por um desenho considerado ofensivo. Devido a pressões internacionais, o catoonista acabou por apenas cumprir dois e foi possível a sua participação no concurso.

E quem pode negar o valor histórico (e crítico) dos pequenos desenhos que são publicados todos os dias em jornais e revistas de todo o mundo? Nas seis edições do concurso, os desenhos acompanharam a presidência de George W. Bush, representando-o como um macaco agarrado ao Iraque e à Al-Qaeda, entre outras imagens alusivas às tensões no Médio Oriente. Retrataram as polémicas da Igreja Católica e o Papa Bento XVI. As políticas de imigração na União Europeia, os hábitos da sociedade moderna, o futebol e, ainda, as alterações climáticas, passaram por lá. Os cartoons espelham e constroem a opinião pública e, como boas caricaturas, muitos deles transbordam humor negro.

World Press Cartoon

World Press Cartoon

World Press Cartoon

World Press Cartoon

World Press Cartoon

World Press Cartoon

World Press Cartoon


Diana Caldeira Guerra

A Diana gosta de caracóis temperados no verão, canja de galinha no inverno e autores clássicos em todas as estações do ano
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Diana Caldeira Guerra