aguarelas em moleskine - Wil Freeborn

Não há nada menos interessante do que o cotidiano. Todos nós já sabemos, já nem queremos mais saber. No entanto, esse cotidiano fica interessante quando visto por outras perspectivas. Os traços despretensiosos e as cores sóbrias em um velho moleskine emprestam curiosidade ao que já não poderia mais chamar a atenção.


wil freeborn aguarela desenho agua moleskine Wheels…

O ilustrador e designer escocês Wil Freeborn desenha os dias, as horas, o comum. Ele possui a sensibilidade de admirar-se com as coisas simples. Talvez seja a mais bela das sensibilidades.

Inspirou-se, a princípio, olhando através das janelas e corredores dos trens. Em suas viagens diárias, ao invés de acompanhar os ponteiros do relógio e as paisagens lá de fora, tratou de acompanhar as expressões lá de dentro. Observava os passageiros - uns de olhos atentos, outros absortos, enquanto o trem rangia nos trilhos de Glasgow até Gourock, na costa oeste da Escócia.

E Wil despertou seu talento entre essas personagens que estariam, mais tarde, esboçadas em seu velho moleskine. Todos os dias, ao pegar o trem, sacava seu lápis-pincel e desenhava os momentos das pessoas. Era como um diário - mas não de palavras, e sim de imagens. Escolheu a técnica watercolor em moleskine por gostar da forma como a imagem se compõe no material.

wil freeborn aguarela desenho agua moleskine Andy

wil freeborn aguarela desenho agua moleskine Audience

wil freeborn aguarela desenho agua moleskine Summer ferry

Apesar de morar perto da costa, onde pode deslumbrar-se com belas vistas do mar, das ilhas e das montanhas, Will não se satisfaz retratando paisagens. Afirma gostar, sobretudo, do movimento, de ambientes em que algo esteja acontecendo, no qual seja possível observar as pessoas e seus afazeres, suas ações e reações. Porém, o artista afirma que seu estilo está em transição. Hoje, ao invés de apenas retratar o que vê, tenta interpretar o que vê. Sua arte torna-se naturalmente mais subjetiva, como se além de registrar o fato tentasse entendê-lo ou contar uma estória. Ao ver o mundo inteiro enquadrado, Will Freeborn acaba por enxergar a beleza nas coisas mais comuns, etornou-se um caçador de cotidianos.

wil freeborn aguarela desenho agua moleskine Loony Dook 2010

wil freeborn aguarela desenho agua moleskine Hidden Lane Festival

wil freeborn aguarela desenho agua moleskine Cake and text messages

wil freeborn aguarela desenho agua moleskine Walking along Buchanan Street

Mais dos trabalhos do artista pode ser encontrado em seu site.


rejane borges

Gosta das cores de folhas secas ao chão. E das cores das folhas velhas dos livros.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //rejane borges