aguarelas em moleskine - Wil Freeborn
Wheels…
O ilustrador e designer escocês Wil Freeborn desenha os dias, as horas, o comum. Ele possui a sensibilidade de admirar-se com as coisas simples. Talvez seja a mais bela das sensibilidades.
Inspirou-se, a princípio, olhando através das janelas e corredores dos trens. Em suas viagens diárias, ao invés de acompanhar os ponteiros do relógio e as paisagens lá de fora, tratou de acompanhar as expressões lá de dentro. Observava os passageiros - uns de olhos atentos, outros absortos, enquanto o trem rangia nos trilhos de Glasgow até Gourock, na costa oeste da Escócia.
E Wil despertou seu talento entre essas personagens que estariam, mais tarde, esboçadas em seu velho moleskine. Todos os dias, ao pegar o trem, sacava seu lápis-pincel e desenhava os momentos das pessoas. Era como um diário - mas não de palavras, e sim de imagens. Escolheu a técnica watercolor em moleskine por gostar da forma como a imagem se compõe no material.
Andy
Audience
Summer ferry
Apesar de morar perto da costa, onde pode deslumbrar-se com belas vistas do mar, das ilhas e das montanhas, Will não se satisfaz retratando paisagens. Afirma gostar, sobretudo, do movimento, de ambientes em que algo esteja acontecendo, no qual seja possível observar as pessoas e seus afazeres, suas ações e reações. Porém, o artista afirma que seu estilo está em transição. Hoje, ao invés de apenas retratar o que vê, tenta interpretar o que vê. Sua arte torna-se naturalmente mais subjetiva, como se além de registrar o fato tentasse entendê-lo ou contar uma estória. Ao ver o mundo inteiro enquadrado, Will Freeborn acaba por enxergar a beleza nas coisas mais comuns, etornou-se um caçador de cotidianos.
Loony Dook 2010
Hidden Lane Festival
Cake and text messages
Walking along Buchanan Street
Mais dos trabalhos do artista pode ser encontrado em seu site.