Colagens de Marek Haiduk

A arte da colagem é uma forma eficaz de comunicação não-verbal e esteticamente curiosa. Marek Haiduk, ilustrador e designer gráfico, cria colagens, a maioria digitais, com referências e temas facilmente identificáveis e comuns a todos nós - a infância, a evolução, a tecnologia, a ciência, a solidão...


Colagens Marek Haiduk

Um tanto de idéias juntas, recortes de livros, jornais, revistas. Fotografias, efeitos, formas, traçados. Um tumulto conceitual. A arte da colagem é genuinamente expressiva, pois manifesta diretamente as influências do artista. A colagem é a composição, por vezes não lógica, de simbologias e referências. Como uma particular visão de mundo.

O trabalho do alemão Marek Haiduk é intrigante. Observando alguns outros ilustradores, não me senti tão interessada quanto me senti em relação aos trabalhos de Marek. Muitos artistas que criam essas colagens seguem, quase que em ritual, alguns padrões estéticos, não ultrapassam o limiar do que é visualmente óbvio.

Mas Marek vai além. O que me encantou em suas colagens é que são imprevisíveis. As imagens parecem vir diretamente do subconsciente do artista, apontado-nos todas as suas vozes. Percebe-se, pelo conteúdo, uma teoria, uma filosofia, uma opinião, um ideal. São conversas a serem travadas conosco, fazendo de seus trabalhos objetos muito mais comunicativos do que esteticamente atrativos, como acontece com tantos outros ilustradores.

Colagens Marek Haiduk

Colagens Marek Haiduk

Marek geralmente faz trabalhos encomendados por revistas e jornais - por exemplo, ilustrações em editoriais. Além disso cria inúmeras imagens-conceito, por si mesmo, aperfeiçoando suas técnicas.

O artista, apaixonado por colagens, teve seu primeiro contato com a arte enquanto folheava jornais velhos. Um dia encontrou uma foto muito antiga que o fascinou de alguma maneira. Procurou outra foto que se encaixasse na proposta da primeira foto, tentando encontrar algum tema que pudesse suportar ambas. Foi então que começou a se interessar por ilustrações.

A maior parte de seu trabalho é feita digitalmente. Às vezes, utiliza processos convencionais, como digitalizar uma tela de pintura ou uma colagem feita à mão, adicionando-os em suas criações.

Tudo pode inspirá-lo sem mesmo ele perceber. Marek afirma que é muito difícil falar sobre inspiração e considera que tudo o pode remeter a algum momento, uma cena de filme ou uma fotografia que, conseqüentemente, irá levá-lo a criar.

Colagens Marek Haiduk

Seu trabalho não contém um tema específico. No entanto, Marek gosta de brincar com o tempo, misturando referências ao passado, presente e futuro em suas colagens. E isso pode ser facilmente observado na criação que faz de diálogos entre épocas distintas, por meio de imagens e conceitos antigos.

Algumas colagens de Marek possuem um tom irônico, outras são quase românticas. Mas em todas se observa firmes referenciais - um pouco de sua própria história, um pouco de como enxerga o mundo - e sua arte toma um contorno tão expressivo quanto uma colcha de retalhos, feita de fragmentos individuais.

Atualmente, o artista vive em Viena, Áustria.

Colagens Marek Haiduk

Colagens Marek Haiduk

Fonte das imagens: 1.


rejane borges

gosta das cores de folhas secas ao chão. E das cores das folhas velhas dos livros.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x5
Site Meter