Todo o nada - as mulheres de Mario Testino em Madrid

A capital espanhola acolhe, até Janeiro do próximo ano, várias fotografias conhecidas e até algumas inéditas de Testino. Esta exposição apresenta e revela duas direcções do seu trabalho: a moda e o nú. Desde Kate Moss, passando por Natalia Vodianova até Sienna Miller, todas passaram pela sua objectiva.



todo nada exposicao fotografia mario testino madrid moda

A capital espanhola acolhe, até Janeiro do próximo ano, várias fotografias conhecidas e algumas inéditas de Mario Testino. Esta exposição apresenta e revela duas direcções do seu trabalho: a moda e o nú. Kate Moss, Natalia Vodianova e Sienna Miller são algumas das muitas mulheres que passaram pela sua objectiva - não só vestidas pela alta-costura, como sem roupa, em imagens sempre recheadas de bom-humor, com um toque de ironia e uma pitada de provocação.

Mario Testino nasce em Lima, no Perú, em 1954. Proveniente de uma família de classe média alta, faz os seus estudos sempre em bons colégios e Universidades. Estudou Economia, Direito e Relações Internacionais. No entanto, foi por trás de uma lente de máquina fotográfica que descobriu a sua verdadeira vocação.

Nos anos 70 e já a viver em Londres, começa a sua carreira a vender portfólios para futuras modelos por 25 libras esterlinas, incluíndo cabelo e maquilhagem. Desde 1998 já lançou vários livros fotográficos. O ano passado foi a vez de "Mario de Testino Janeiro", com diversas fotografias do Rio de Janeiro e personalidades brasileiras. Muitas destas fotografias estão agora expostas no Museo Thyssen-Bornemisza, em Madrid. São 54, tendo algumas sido realizadas especialmente para a exposição.

todo nada exposicao fotografia mario testino madrid moda

O fotografo diz que este "Todo o Nada" se baseia no visualizar do processo de tirar a roupa até se estar despido. "Começa com mulheres vestidas e acaba com nús, mas onde é que acaba a fotografia de moda e começam os retratos?" Com esse fim, algumas imagens mostram modelos sofisticadamente vestidas em cenários criados especialmente para elas, contrastando com outras, totalmente despidas e que nos recordam ícones da arte espanhola, como por exemplo "Las Majas" de Goya.

"Todo o Nada" é um hino "à mulher Testino" . (Re)Conhecido pela cumplicidade que desenvolve com as suas modelos, Testino dá aqui a conhecer o glamour de algumas das mais belas e célebres modelos do Mundo.

Ao longo das décadas, o fotógrafo foi definindo e redefinindo o seu estereótipo feminino. Uma mulher que paute e se caracterize por dois pólos: "Fortes e independentes. As que, apesar da sua força, não deixam de ser femininas nem utilizam a sua beleza como instrumento. Com personalidade, capazes de mostrar os seus desejos e os nossos".

Estabelecer um diálogo próximo com a colecção do museu foi também um objectivo. "Expor no Thyssen, com a sua extraordinária colecção, é um privilégio para qualquer artista actual. Mas ainda mais no meu caso, pois muitos dos artistas que fazem parte dele, serviram-me de inspiração no meu trabalho".

todo nada exposicao fotografia mario testino madrid moda

todo nada exposicao fotografia mario testino madrid moda

Mario Testino com "Todo o Nada" no Museo Thyssen. Mario Testino website.

diana ribeiro

gosta de cores, comer algodão doce, ouvir as ondas do mar e cheirar livros novos. Não dispensa o uso de nenhum dos sentidos.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x3
 
Site Meter