A arte da espuma no seu cappuccino

O conceito é simples e divertido. Servir um cappuccino de forma diferente e personalizada. Ao mesmo tempo que se saboreia, apreciam-se diferentes criações feitas a partir da espuma do próprio café. O único senão é que, quando terminar de o beber, só restará mesmo a chávena.



arte espuma cappuccino Panda

O limite da arte é precisamente não ter limites. Dai que arte e café possam juntar-se e gerar fantásticas criações.

A "Latte art" consiste na manipulação do fluxo de leite dentro de uma jarra, para o café expresso. Com bastante habilidade e destreza, são criados desenhos na bebida a partir da espuma.

A notoriedade desta actividade deve-se a Sammy Lin. De origem chinesa mas a residir em Nova York, começou há poucos anos na 59º Avenida (mais precisamente na “Bottega del Vino”) por servir este extra aos seus clientes. Entre 5 a 20 segundos é o tempo que demora a estar finalizado este café especial. De coisas mais simples, como uma flor ou um sol, por exemplo, até algumas mais elaboradas, como animais ou símbolos chineses.

O público gostou tanto que a moda pegou, espalhou-se, e o simples ritual de beber um café ganhou contornos artísticos. Veja-se alguns exemplares servidos pelos quatro cantos do Mundo:

Panda (na imagem acima) - Pode ser apreciado nas vizinhanças de Tóquio, no Japão, onde os pandas gigantes são uma marca simbólica dos zoológicos locais.

Chapéu de palha - Acompanhado por uma flor de lavanda, este chapéu parece flutuar sobre ela. É servido no "Straw Hat Café", localizado no Museu Ghibli, nos subúrbios de Tóquio. arte espuma cappuccino Chapéu de palha

Folha - Esta folha pode ser apreciada em Tennessee, EUA, no "The Good Cup Café". Aqui apenas são servidos cafés de origem orgânica e plantas criadas em meios protegidos. arte espuma cappuccino Folha

Macaco - Este engraçado macaco terá participado numa competição de "Free Pour Latte Art", em Washington o ano passado. arte espuma cappuccino Macaco

Elefante - Este desenho lembra-nos a famosa personagem animada "Dumbo". Foi produzido num festival italiano em Tóquio, pela "Academia Del Caffé", reconhecida pela qualidade e criatividade do seu café. arte espuma cappuccino Elefante

Um verdadeiro regalo para os olhos, sem desmerecer a qualidade do sabor, é o lema. Se quiser apreciar ou mesmo partilhar mais alguns exemplares, pode fazê-lo através da página "Art in my coffee".

diana ribeiro

gosta de cores, comer algodão doce, ouvir as ondas do mar e cheirar livros novos. Não dispensa o uso de nenhum dos sentidos.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x2
 
Site Meter