Calendario Pirelli 2011

Terry Richardson passou o testemunho a Karl Lagerfeld. As paisagens da Bahia, Brasil, deram lugar ao estúdio do estilista em Paris. O calendário mais famoso do mundo propõe para este ano uma série de fotografias a preto e branco inspiradas na mitologia greco-romana. Todos os intervenientes foram transformados em deuses mitológicos.

pirelli calendar calendario 2011

Pela primeira vez um estilista aceita o desafio de fotografar o calendário Pirelli. Sob o tema “Mithology”, Karl Lagerfeld recupera uma paixão antiga pela mitologia greco-romana e transporta-a para os seus retratos. “Tenho uma obsessão pela mitologia grega desde que li a "Ilíada", ainda pequeno”.

Fotografadas no seu estúdio de Paris, 24 das 36 imagens totais apresentam deuses e heróis imaginados por si.

Numa viagem ao passado, a civilização antiga (re)encontra-se com a modernidade, numa reflexão sobre a origem do homem e do Mundo, dos mitos e lendas das aventuras e desventuras das nossas raízes. Numa alusão às esculturas clássicas de outrora, estas fotografias chegam-nos quase “esculpidas” pela câmara de Karl.

pirelli calendar calendario 2011

Para além de ter criado alguns acessórios exclusivamente para esta 38ª edição, Lagerfeld contou com a presença não só de modelos internacionais como Daria Werbowy, Freja Beha Erichsen, Isabeli Fonatana ou Elisa Sednaoui, como com presenças masculinas - entre elas, o seu novo “muso inspirador” Baptiste Giabiconi. Um destaque para a actriz Julianne Moore, protagonista do calendário dando vida à deusa Hera, mulher de Zeus, o rei dos Deuses e do Olimpo. O estilista refere que todos foram convidados pelo próprio. Escolheu apenas amigos e amigas para esta experiência, quiçá para contrastar com a polémica em volta de Terry Richardson, o fotógrafo de 2010. O ano passado, várias modelos acusaram-no de não as respeitar durante os trabalhos e de ter atitudes pouco correctas, especialmente nas sessões de nus. Terry respondeu no seu blogue que tais declarações eram falsas e que se sentia extremamente ofendido.

Como já vem sendo habitual, todas as fotografias centram-se na harmonia dos corpos nus. A novidade é que as vibrantes cores foram substituídas pelo preto e branco. Para Lagerfeld, elas representam o novo padrão de beleza.

Lançado em Moscovo, no passado mês de Novembro, o calendário da marca Pirelli continua a registar e imortalizar a beleza humana.

pirelli calendar calendario 2011

calendario pirelli mulheres

calendario pirelli mulheres

Fontes das imagens: 1, 2, 3, 4.


diana ribeiro

gosta de cores, comer algodão doce, ouvir as ondas do mar e cheirar livros novos. Não dispensa o uso de nenhum dos sentidos.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x4
Site Meter