e se as notas fossem mesmo assim?

Richard Smith redesenhou os dólares americanos no seu último projecto gráfico. Roosevelt, Obama, o Bill of Rights e as tribos índias estão presentes nas novas notas verticais do designer. Será que alguma vez o clássico dólar poderia ser ultrapassado por este dinheiro inovador?


dowling duncan notas dinheiro usa eua

O estúdio de design Dowling | Duncan resolveu deixar de lado as clássicas notas americanas - os dólares que todos nós conhecemos - e recriar o design do dinheiro corrente nos Estados Unidos. O Dollar ReDe$ign Project do designer Richard Smith pretende renovar a marca do dólar americano, ajudando a melhorar a confiança financeira e a ultrapassar a crise. Tudo isto através de um novo layout? Improvável, mas fica aqui a sugestão.

As novas notas têm a mesma largura dos dólares normais, mas o comprimento altera-se consoante o valor do dinheito - tal como o Euro. Assim, é mais fácil contar o dinheiro e distinguir as notas. As cores fortes são também outra forma de diferenciar.

Além do design inovador, estes novos dólares são verticais, ao contrário da maioria das notas. Acontece que normalmente lidamos com o dinheiro nesta posição, mesmo que não nos apercebamos. Até os multibancos e outras máquinas aceitam o dinheiro na vertical, portanto, fez sentido para Richard Smith desenhar as notas assim.

dowling duncan notas dinheiro usa eua

Por fim, o Dollar ReDe$ign Project dá um novo significado às notas, relacionando as suas imagens com o seu valor e tendo um carácter educacional. A nota de um dólar mostra o primeiro presidente afro-americano, Barack Obama. A nota de cinco dólares mostra as cinco maiores tribos de americanos nativos. A nota de dez dólares descreve a Carta dos Direitos dos EUA (Bill of Rights) com as dez primeiras emendas. A nota de vinto dólares alude aos acontecimentos do século XX nos Estados Unidos. A nota de 50 dólares fala dos 50 estados do país e, finalmente, a nota de cem dólares representa os primeiros 100 dias do presidente Franklin Roosevelt em Washington: neste curto período de tempo aprovou legislação importante e tomou medidas para ultrapassar a crise da Grande Depressão. Desde aí, cada desempenho de cada novo presidente é avaliado consoante os seus primeiros cem dias.

O estúdio Dowling | Duncan tem escritórios no Reino Unido e nos Estados Unidos e trabalha essencialmente com material gráfico: livros, brochuras e material de ponto de venda. Este trabalho ganhou o Dollar Redesign Project 2010 e, mesmo que saibamos que nunca será posto em prática, mostra a criatividade e a inovação nas artes gráficas em prol do patriotismo.

dowling duncan notas dinheiro usa eua


Diana Caldeira Guerra

A Diana gosta de caracóis temperados no verão, canja de galinha no inverno e autores clássicos em todas as estações do ano
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 3/s/design// @obvious, @obvioushp //Diana Caldeira Guerra
Site Meter