Quem Quer Ser Um Milionário?

Abocanhou oito estatuetas do Oscar, arrecadou cerca de 380 milhões de dólares em bilheterias ao redor do mundo, emocionou milhares de pessoas ao permutar uma realidade cruel e violenta com o mais delicado dos sentimentos: o amor.



Slumdog Millionaire milionario quem quer ser

O filme é Slumdog Millionaire, 2008/Inglaterra (Quem Quer Ser um Milionário, no Brasil / Quem Quer Ser Bilionário, em Portugal), baseado no livro “Q & A”, do escritor indiano Vikas Swarup.

Espetacularmente dirigido pelo cineasta britânico Danny Boyle (Trainspotting/ 28 Days Later), Slumdog Millionaire tem um elenco novato: com exceção de um ou outro, os atores fazem parte duma nova geração do cinema. O casal protagonista é formado pelo talentoso ator inglês Dev Patel pela belíssima atriz indiana Freida Pinto, a qual atuou pela primeira vez nas telas grandes. O elenco é completado por atores indianos.

Evidentemente, e sem grandes surpresas, o nome original do longa – Slumdog Millionaire – é muito mais atraente. O diretor Danny Boyle explica que “Slumdog” é uma junção de palavras: “slum”, que significa favela, e “underdog”, que em uma tradução não-literal significa oprimido ou explorado.

Mas por cá nos trópicos, o nome dado ao filme soa como uma chatíssima estória acerca de um famoso game show. Os cartazes e fotografias também nunca ajudaram em sua autopromoção. São tão “Bollywood” como são, também, “Cidade de Deus”: duas coisas que não queremos ver, o primeiro por ser colorido demais e o segundo por ser sorumbático demais.

No entanto, o filme supera as expectativas com uma excelente produção, roteiro e atuações envolventes.

Slumdog Millionaire milionario quem quer ser

A trama se passa em Mumbai, Índia, e mostra a conturbada estória de Jamal Malik, um menino que cresce órfão, ao lado do irmão, perambulando pelas favelas da cidade. Quando jovem encontra trabalho em um centro de telemarketing, onde serve chá. Baseado no livro, todo o contexto é amparado por fatos e circunstâncias reais, o que concede veracidade ao drama.

A trajetória de Jamal causa-nos indignação, sabendo que, de fato, é a realidade de muitas pessoas naquele país. Do mesmo modo sua aparência, miserável e cansada, causa-nos uma desconfortável sensação de angústia.

Slumdog Millionaire milionario quem quer ser

Como quem não tem absolutamente nada a perder, o jovem inscreve-se na versão indiana do famoso programa americano "Who Wants To Be A Millionaire?". Jamal consegue chegar às últimas questões para receber o prêmio de 20 milhões de rupias. Um feito um tanto difícil, principalmente tratando-se de um jovem que cresceu entre a violência e a pobreza, sem boa educação nem cultura. Porém, não é sorte, nem trapaça, muito menos é Jamal um gênio. Sua vida sofrida, que o levava ao encontro de pessoas e circunstâncias ruins, o preparou para que seu extraordinário destino pudesse ser cumprido.

Cada cena do filme mostra uma certeza de que nossa vida tem algum propósito. Vidas sem acaso, impessoalidades ou coincidências, mas cheias de desígnios, a todo instante. Cada palavra dita, cada momento, cada passo dado, cada pessoa que chega, que volta ou que fica, tudo faz parte de um plano para que destinos sejam cumpridos, cruzados, determinados. Penso que o filme tem o potencial para refletirmos acerca dessa questão. Ou, senão, no mínimo responde a sofrida pergunta de Forrest Gump: será que todos nós temos um destino ou apenas flutuamos por aí como uma brisa?

A trilha sonora é belíssima, composta pelo músico indiano A. R. Rahman que levou para casa o Globo de Ouro por “Melhor Trilha Sonora” e duas estatuetas do Oscar pelo seu trabalho: uma pela categoria “Melhor Trilha Sonora” e a outra pela categoria “Melhor Canção Original”. A canção é "Jai Ho" que fez imenso sucesso por todo o mundo, a mesma que sacode o esqueleto do elenco ao final do longa, fazendo justiça à pitada “bollywoodiana”.

Slumdog Millionaire milionario quem quer ser

Slumdog Millionaire milionario quem quer ser

Fontes das imagens: 1.

rejane borges

gosta das cores de folhas secas ao chão. E das cores das folhas velhas dos livros.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v1/s
 
Site Meter