As interferências visuais de Andy Denzler

Andy Denzler é um artista gráfico que tenta fazer um paralelo entre a nossa realidade e a interferência que fazemos nela, seja ela boa ou ruim. Como intermediária entre nós e a imagem, há uma deformação provocada pelo artista.



andy denzler fotografia

O artista nasceu em Zurique em 1965 e desde muito cedo descobriu a paixão pelo design e fotografia. Ainda com 16 anos, Denzler reproduziu algumas obras de Andy Warhol, Basquiat, Schnabel, Clemente, Picasso e Monet, a partir de um negociante de arte suíço famoso na década de 80. Estas reproduções foram usadas para livros de arte ou material impresso. Já com 20 anos, mudou-se para a África do Sul, durante o Apartheid, e por lá ficou um ano, absorvendo experiências que lhe deixaram fortes impressões e o influenciaram. Dali a um tempo, já como designer gráfico e fotógrafo, Andy teve a oportunidade de trabalhar com todos os diferentes tipos de equipamento audio-visual, como vídeo e material fotográfico, e interessou-se em experimentá-los com diferentes técnicas.

Especializou-se em fazer interferências visuais nas próprias fotos, como se isso fosse a voz do artista a protestar sobre algo. Ou, simplesmente, sua técnica dialoga com o mundo por meio de movimentos aplicados nas fotografias. Mostrar uma realidade na foto e, depois, deformá-la, faz-nos perceber que seu trabalho é muito mais do que um simples trabalho gráfico. Geralmente, os efeitos criados por Andy são à base de tintas de óleo, colocadas em inúmeras camadas grossas, sobrepostas, para quebrarem-se permitindo que a luminosidade das cores atravesse por entre as pequenas lacunas que se formam na superfície. São pinceladas abstratas, indisciplinadas, ainda que vivazes. É nítida a sensação acelerada ou mansa com que o artista traça suas camadas de tinta.

Suas interferências são sempre feitas com um propósito específico, como um trabalho encomendado ou algum projeto com temas político-sociais. O artista inicia uma pesquisa sobre a temática desejada e pode usar não somente suas próprias fotografias, como imagens dos jornais encontradas na web. Exemplos disso são as exposições como a American Painting Exhibition, realizada em Nova Iorque em 2005, e a Insomnia Exhibition de 2007, em Lisboa.

andy denzler fotografia

andy denzler fotografia

Andy Denzler é considerado um artista entre o abstrato e o realista, pois interfere na retratação da realidade com uma visão particular do mundo. O centro de sua obra é sempre a figura humana - a mesma que é figura principal e responsável por qualquer deformação que a realidade possa sofrer.

Em sua mais recente série, The Human Nature Project, o artista explora um tema atual: a relação entre homem e natureza no século 21.

andy denzler fotografia

andy denzler fotografia

andy denzler fotografia

andy denzler fotografia

Mais trabalhos no site de Andy Denzler.

rejane borges

gosta das cores de folhas secas ao chão. E das cores das folhas velhas dos livros.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x10
 
Site Meter