Os fantasmas de arame de Cédric Verdure

O impacto de uma obra é muito maior quando ela se funde com o meio em que se encontra, estimulando, ao mesmo tempo, o contacto directo com o público. Assim acontece com as esculturas de arame de Cédric Verdure.


cedric verdure escultura arte

As esculturas de arame de Cédric Verdure assumem uma presença quase fantasmagórica na cena urbana: apesar da sua tridimensionalidade, balançam entre a agressividade do material de que são compostas e a transparência - no fundo, entre a dureza e a leveza. É uma perspectiva artística palpável transformada numa aparente miragem.

Provando que um background académico por si só não forma um bom artista, Cédric, residente em Nantes desde 2006, é um autodidacta. O que faz, fá-lo pela necessidade incontrolável de criar; o que sabe, deve-o à Natureza e ao interesse pelas artes gráficas e a arquitectura. "Dar forma ao sonho, imortalizar memórias, estimular sensações - é isso que motiva o meu trabalho. A escultura é uma forma de me expressar e também de dar relevo aos locais que nos rodeiam e envolvem", explica.

Também ele faz parte da vaga de artistas que acredita que os seus trabalhos têm mais valor na rua, em interacção directa com o público, do que entre quatro paredes. Assim, embora já tenha participado em algumas exposições, Cédric Verdure instala grande parte das suas esculturas em pleno meio ambiente.

cedric verdure escultura arte

O arame reciclado é transformado em modelos tridimensionais de figuras humanas e partes anatómicas. Alguns objectos, como sapatos, são também representados, fazendo lembrar as peças da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, conhecida pelo uso de materiais do quotidiano - utensílios de cozinha e tampões são alguns exemplos.

Entre o etéreo e a estrutura rude do material, as esculturas de Cédric Verdure fundem-se com o cenário em que estão integradas, não deixando contudo de atrair o olhar para a sua aparente ausência, como um voyeur escondido entre os arbustos.

cedric verdure escultura arte

cedric verdure escultura arte

cedric verdure escultura arte

cedric verdure escultura arte

cedric verdure escultura arte

Mais trabalhos no site de Cedric Verdure.


débora cambé

; Nunca foi nerd, mas gostava de o ser. Mesmo assim, acredita ser capaz de dar um ou outro bitaite sobre uma série de assuntos relativamente interessantes.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x2
Site Meter