A vida em movimento: Edifício Vodafone

O site ArchDaily, uma referência na divulgação das tendências de arquitectura, atribuiu-lhe a distinção "Building of the Year 2010", na categoria "Institutional Architecture". O projecto do edifício da Vodafone, no Porto, nasceu no atelier dos arquitectos Barbosa & Guimarães, que abraçaram o desafio de construir um edifício que personificasse o slogan da empresa de telecomunicações: a vida em movimento.


arquitetura, barbosa, guimaraes, porto, edificio, vodafone Imagem: FG+SG fotografia de arquitectura

Com uma área de 3.550 m2 acima do solo e capacidade para cerca de 240 postos de trabalho, o edifício, inaugurado em Outubro de 2009, reflecte, nas suas formas audaciosas e nas linhas arrojadas, a identidade e os valores da Vodafone, uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo.

O objectivo da Vodafone, quando no Verão de 2006 lançou um concurso de ideias, era criar um edifício de elevada qualidade arquitectónica, a nível estético e funcional. O resultado acabou por ser um dos mais emblemáticos edifícios da cidade, ao qual ninguém fica indiferente.

A pintura, a escultura e a fotografia inspiraram a alma do edifício e, do sonho e do esboço, foi nascendo um corpo irregular, com diversas faces, num metafórico movimento. O cimento deu a forma ao monolítico corpo e o resultado é um todo coeso e imponente.

arquitetura, barbosa, guimaraes, porto, edificio, vodafone

arquitetura, barbosa, guimaraes, porto, edificio, vodafone Imagem: FG+SG fotografia de arquitectura

O interior, composto por oito pisos, três dos quais subterrâneos, é extremamente versátil. No piso 0, além de um auditório, existe uma loja, uma cafetaria e o acesso aos escritórios. Nos quatro pisos superiores, são os escritórios da Vodafone, espalhados por open spaces com saída para um terraço exterior.

Este grandioso origami de janelas angulares, parece ter caído do céu, a grande velocidade, despenhando-se na Terra, onde repousa agora, apenas parcialmente exposto e ligeiramente desnivelado, diz o The Cool Hunter.

arquitetura, barbosa, guimaraes, porto, edificio, vodafone

arquitetura, barbosa, guimaraes, porto, edificio, vodafone Imagem: FG+SG fotografia de arquitectura


marisa antunes

apaixona-se por tudo e pelos nadas e passa a vida a sonhar acordada. Tem uma assumida tentação pelo abismo e pelas quedas livres - sem rede - e acredita que tudo é possível.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x2
Site Meter