Geographical Fun: um atlas humorístico da Europa

Foi em 1869 que surgiu a idéia de representar os mapas de países europeus com figuras humanas históricas de cada local. E essa idéia foi transformada em um atlas publicado com o título de “Geographical Fun: Being Humourous Outlines of Various Countries”, feito pela empresa Hodder and Stoughton, em Londres, que na época acabava de ser criada, e existe até os dias de hoje.


mapa geografia europa ilustracao ensino

São doze mapas que fazem a união do contorno dos países a figuras humanas. Foram feitos com o intuito de tornar o tão importante estudo da Geografia mais interessante para as crianças e jovens. Cada mapa vem acompanhado de um pequeno poema de quatro versos relacionado com o país e a figura representada.

O autor dos mapas, William Harvey, introduz sua obra escrevendo sob o pseudônimo Aleph e demonstrando sua intenção de provocar o riso com suas ilustrações. Segundo ele, a diversão momentânea levaria à curiosidade e ao interesse saudável pelas terras estrangeiras.

A partir da leitura desse atlas, a criança e o jovem passariam a fazer associações em suas mentes do contorno dos países com os fatores pertinentes à sua cultura. As ilustrações produzidas por Aleph possibilitaram uma simples e agradável forma de conhecer o mapa e identificar de uma maneira mais profunda cada um dos países, que foram: Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda, França, Espanha e Portugal, Itália, Prússia, Alemanha, Holanda e Bélgica, Dinamarca e Rússia.

mapa geografia europa ilustracao ensino

mapa geografia europa ilustracao ensino

As figuras utilizadas para ilustrar os países são personagens carregados de símbolos importantes na cultura de cada local. Dinamarca, França, Espanha, Irlanda, Holanda e Bélgica foram representadas por mulheres com vestes típicas e traços marcantes de seus respectivos povos. A francesa, por exemplo, tem aparência grotesca e nariz em forma de gancho, vestindo roupas trabalhadas, como símbolo da vocação que a França possui paras as artes, que o autor fez questão de ressaltar. A espanhola aparece em um só mapa juntamente com Portugal, traduzindo o que o poema chamou de amizade duradoura.

A Escócia e a Itália tiveram como símbolos figuras masculinas. O soldado escocês traja as singulares vestes tradicionais de seu país, e o chefe italiano, defensor da liberdade, aparece ao lado de um representante da igreja católica.

Rússia, Inglaterra e Prússia foram representados pelos seus respectivos líderes: o czar Alexandre II, a Rainha Vitória e Otto von Bismarck. O País de Gales também foi representado por um líder, mas um líder histórico, o nacionalista medieval Owen Glendowr.

mapa geografia europa ilustracao ensino

mapa geografia europa ilustracao ensino

mapa geografia europa ilustracao ensino

mapa geografia europa ilustracao ensino


version 2/s/design// @obvious, @obvioushp //izabelalima