Pêssankas: a arte de colorir ovos de Páscoa

Se você imagina que a Páscoa sempre foi sinônimo de ovo de chocolate, está enganado! As Pêssankas ucranianas vieram de tradições pagãs, mas foram incorporadas à cultura cristã. Nessa bagagem, os ovos pintados à mão carregam consigo muito simbolismo e uma explosão de cores.



pascoa ovos decoracao ucrania artesanato

Os ovos decorados que recebem esse nome são uma tradição ucraniana que muitos acreditam ter surgido antes mesmo do nascimento de Jesus. Em pesquisas arqueológicas foram encontrados indícios da decoração de ovos 3000 anos antes de Cristo - o que mostra a antiguidade do ovo como símbolo de vida e renascimento.

Os ucranianos, assim como outros povos antigos, veneravam a natureza e os seus elementos. O principal homenageado era o sol, que voltava a trazer vida para a região após um longo inverno em que a neve tomava conta de tudo. Com a chegada da Primavera, eram realizadas festas em homenagem ao astro e oferecidos presentes como agradecimento - entre eles, as Pêssankas.

Naquela época, os desenhos gravados nos ovos tinham significados ligados ao agradecimento pela volta do sol, pela fartura nas colheitas, enfim, pela vida que desabrochava novamente.

pascoa ovos decoracao ucrania artesanato

Em 988, a Ucrânia passou a adotar o cristianismo como religião oficial, mas o povo manteve a tradição das festas da primavera. A solução que o clero encontrou foi incorporar essa manifestação cultural na tradição cristã. Passou então a utilizar-se símbolos cristãos nos desenhos e a antiga festa da primavera tornou-se a Páscoa Cristã, já que ambas eram celebradas aproximadamente na mesma época do ano.

As Pêssankas passaram a ser oferecidas aos parentes e amigos, expressando um desejo. Até hoje esses desejos são expressos pelos desenhos que cada ovo recebe.

Entre os motivos mais frequentes estão as figuras de animais (carneiros, antílopes, galos e peixes), elementos da natureza (flores, árvores, galhos, espigas de trigo e cachos de uva), triângulos, cruzes, sóis, estrelas e figuras geométricas.

pascoa ovos decoracao ucrania artesanato

pascoa ovos decoracao ucrania artesanato

Alguns desenhos têm um sentido mais religioso, como são os casos do peixe, as espigas de trigo e cachos de uva, que são símbolos utilizados em várias manifestações cristãs. Outras figuras têm significados menos ligados ao cristianismo - por exemplo, o sol e as flores, que evocam o passado pagão dessa arte. Além dos desenhos, as cores com que cada casca é colorida também possuem um significado e são determinantes na hora de escolher quem será presenteado.

Diz-se que pessoas idosas devem receber Pêssankas de cores mais escuras e repletas de desenhos, já que se supõe que suas vidas foram cheias de acontecimentos. Crianças devem receber as suas com o branco predominando, pois ainda têm muito que viver.

A pintura sobre a casca do ovo é feita de maneira muito particular, já que as Pêssankas não são pintadas com tinta, mas com um conjunto de materiais que inclui vela, cera de abelha e bico de pena. Olhando além da tradição e do simbolismo a Pêssanka pode ser apreciada como obra de arte. Sua profusão de cores e desenhos é um poema cifrado com belíssimos caracteres.

pascoa ovos decoracao ucrania artesanato

pascoa ovos decoracao ucrania artesanato

Imagens: Vilson José Kotviski

jéssica parizotto

é uma proparoxítona, interessa-se por haicais, músicas pouco conhecidas e jogo de palavras. Queria voar de balão, mas tem medo de altura.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v5/s
 
Site Meter