a glória perdida da piscina morning glory

As cores da piscina de Morning Glory, nos Estados Unidos, têm-se alterado ao longo dos anos. Infelizmente, não é pela mão da natureza que os azuis cristalinos desta fonte termal se têm transformado num amarelo sujo...


agua, ambiente, piscina, yellowstone © wiki commons

A mão do homem e da natureza juntam-se na piscina natural Morning Glory, nos Estados Unidos da América. Localizada no parque nacional de Yellowstone, em Wyoming, o aspecto da piscina tem-se alterado ao longo das décadas, atraindo centenas de turistas todos os anos.

Apelidada com este nome no século XIX devido às semelhanças com a flor do mesmo nome (glória-da-manhã), as suas cores derivam de uma bactéria existente na água. No entanto, devido às moedas e lixo atirados pelos turistas, algumas das entradas da piscina foram tapadas, reduzindo o abastecimento natural de água quente da piscina. Isto levou a alterações profundas da cor e do relevo de Morning Glory, como se pode ver pela evolução das imagens.

Depois de décadas de tons completamente azuis, agora as suas orlas são de um amarelo sujo. Apesar das tentativas de induzir artificialmente erupções de água quente para limpar o local, nunca se conseguiu que a piscina voltasse à sua aparência anterior e a parte amarela continua a alastrar, reduzindo o efeito arco-íris. Alguns conhecedores chamam agora "Faded Glory" a esta fonte termal.

Situada no maior parque de géiseres (mais de metade dos géiseres do mundo estão em Yellowstone), Morning Glory também lança jactos de água quente, normalmente quando se nota actividade sísmica. Com cerca de 9000 quilómetros quadrados, Yellowstone recebe cerca de três milhões de visitas todos os anos, principalmente na zona noroeste, em Wyoming.

agua, ambiente, piscina, yellowstone © wiki commons

agua, ambiente, piscina, yellowstone © wiki commons


Diana Caldeira Guerra

A Diana gosta de caracóis temperados no verão, canja de galinha no inverno e autores clássicos em todas as estações do ano
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Diana Caldeira Guerra
Site Meter