Eduardo Mãos de Tesoura - vinte anos depois
© Ken Turner, The Inventor
O jovem Edward, criação de um inventor maluco, possui tesouras em vez de mãos. Quando o seu “pai” se preparava para lhe oferecer as tão desejadas mãos, morre, deixando-o sozinho e entregue a si mesmo na velha e espaçosa mansão onde viviam.
Uma vendedora de cosméticos acaba por encontrá-lo e levá-lo para sua casa. Mas Edward tem dificuldades em se adaptar ao convívio com os outros habitantes. Pouco a pouco, quando as suas qualidades e talentos começam a ser revelados, o afastamento entre eles vai sendo cada vez mais curto.
Esta foi a história do grande ecrã, em 1990, baseada num original de Caroline Thompson. Tim Burton encantou o mundo e ganhou vários prémios ao longo da década.
Em Dezembro de 2010, o filme completou vinte anos desde a sua estreia. Para homenagear e assinalar a data, o artista Sebastien Mesnard criou o blogue “Scissorhands 20th”. Com a participação de vários outros profissionais, foram produzidas peças e trabalhos originais de pintura, escultura, desenho e ilustrações. Trabalhos esses que agora poderão ser vistos ao vivo, na galeria “Nucleus” em Alhambra, Califórnia.
Foram escolhidos mais de 40, e neles o personagem principal, interpretado por Johnny Depp, é recriado na visão de cada artista. Uma coisa é certa: a essência de Edward está (bem) presente e deliciosamente representada. O olhar triste e melancólico, a postura ingénua e defensiva. Quer seja em cima de uma árvore, num jogo de recortes ou a “talhar” relva (como acontece no filme), muitas vezes acompanhado de Kim (interpretada por Wynoona Ryder), este clássico continua a inspirar gerações.
© Dave Perillo, Edward’s Paper Cut Craft
© Jérémie Fleury, Passionate Despair
© Clément Lefèvre, Petite Pousse
© Bob Doucette, Edward
© Bill Robinson, Dance of the Spring
fonte das imagens: scissor hands 20th, Gallery Nucleous