Eduardo Mãos de Tesoura - vinte anos depois

A galeria californiana Nucleus acaba de inaugurar uma exposição comemorativa dos vinte anos de “Eduardo mãos de tesoura”. O filme do realizador Tim Burton, um dos grandes êxitos de bilheteira dos anos 90, foi recriado por diversos artistas de todo o mundo, através de originais peças de pintura, desenho e ilustrações.


aniversario, burton, depp, eduardo, johnny, tim © Ken Turner, The Inventor

O jovem Edward, criação de um inventor maluco, possui tesouras em vez de mãos. Quando o seu “pai” se preparava para lhe oferecer as tão desejadas mãos, morre, deixando-o sozinho e entregue a si mesmo na velha e espaçosa mansão onde viviam.

Uma vendedora de cosméticos acaba por encontrá-lo e levá-lo para sua casa. Mas Edward tem dificuldades em se adaptar ao convívio com os outros habitantes. Pouco a pouco, quando as suas qualidades e talentos começam a ser revelados, o afastamento entre eles vai sendo cada vez mais curto.

Esta foi a história do grande ecrã, em 1990, baseada num original de Caroline Thompson. Tim Burton encantou o mundo e ganhou vários prémios ao longo da década.

Em Dezembro de 2010, o filme completou vinte anos desde a sua estreia. Para homenagear e assinalar a data, o artista Sebastien Mesnard criou o blogue “Scissorhands 20th”. Com a participação de vários outros profissionais, foram produzidas peças e trabalhos originais de pintura, escultura, desenho e ilustrações. Trabalhos esses que agora poderão ser vistos ao vivo, na galeria “Nucleus” em Alhambra, Califórnia.

Foram escolhidos mais de 40, e neles o personagem principal, interpretado por Johnny Depp, é recriado na visão de cada artista. Uma coisa é certa: a essência de Edward está (bem) presente e deliciosamente representada. O olhar triste e melancólico, a postura ingénua e defensiva. Quer seja em cima de uma árvore, num jogo de recortes ou a “talhar” relva (como acontece no filme), muitas vezes acompanhado de Kim (interpretada por Wynoona Ryder), este clássico continua a inspirar gerações.

aniversario, burton, depp, eduardo, johnny, tim © Dave Perillo, Edward’s Paper Cut Craft

aniversario, burton, depp, eduardo, johnny, tim © Jérémie Fleury, Passionate Despair

aniversario, burton, depp, eduardo, johnny, tim © Clément Lefèvre, Petite Pousse

aniversario, burton, depp, eduardo, johnny, tim © Bob Doucette, Edward

aniversario, burton, depp, eduardo, johnny, tim © Bill Robinson, Dance of the Spring

fonte das imagens: scissor hands 20th, Gallery Nucleous


diana ribeiro

Gosta de cores, comer algodão doce, ouvir as ondas do mar, cheirar e tocar em livros novos. Não dispensa o uso de nenhum dos sentidos.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 3/s/cinema// @obvious, @obvioushp //diana ribeiro