Os Festivais de Bregenz: ópera sobre as águas

Uma ópera com a Orquestra Sinfônica de Viena em cima de um gigantesco tronco humano dentro de um lago, na Áustria? Isso mesmo - conheça o Festival de Bregenz!


André Chénier, austria, bregenz, espectaculo, lago, musica, opera, orquestra ©Bregenzer Festspiele, Palco de Bastien e Bastienne

O Festival de Bregenz proporciona uma singular experiência artística a público e artistas, envolvendo todos em uma atmosfera única de surpresa e encanto junto a cenários de escala inusitada e, por vezes, assustadora.

Em 1946, sobre duas barcas no Lago Constance, Áustria, realizou-se a encenação de Bastien e Bastienne, uma das primeiras obras de Mozart,. Esta foi a primogênita de muitas óperas que naquele momento iniciavam mais de meio século de festivais.

André Chénier, austria, bregenz, espectaculo, lago, musica, opera, orquestra ©Benno Hagleitner, "Um Baile de Máscaras"

André Chénier, austria, bregenz, espectaculo, lago, musica, opera, orquestra ©Karl Forster, "Porgy & Bess"

Apenas um ano após o término da segunda guerra mundial, em uma cidade que não possuía sequer um teatro, a idéia de montar um festival pareceu excêntrica, mas a solução inicialmente temporária de escolher a parte mais encantadora da cidade - o lago - como local para encenações artísticas provou e ainda prova ter sido imensamente bem sucedida.

André Chénier, austria, bregenz, espectaculo, lago, musica, opera, orquestra ©Benno Hagleitner/VISION fotografie ,"West Side Story"

Já no primeiro ano, os visitantes austríacos, alemães, suíços e franceses, fizeram do festival um dos eventos internacionais de maior importância no que respeita à cultura mundial. Hoje, em um estonteante cenário sobre o lago, grandes diretores já colocaram em cena suas óperas junto à orquestra "caseira", a Sinfônica de Viena.

André Chénier, austria, bregenz, espectaculo, lago, musica, opera, orquestra ©Benno Hagleitner,"Tosca panorama 01"

André Chénier, austria, bregenz, espectaculo, lago, musica, opera, orquestra ©Bregenzer Festspiele / andereart,"Aida performance"

Vale destacar algumas curiosidades que tornam os Festivais de Bregenz algo único, peculiar e convidativo...

O cenário é montado em plataformas sobre um lago onde a platéia ocupa um semicirculo de alta inclinação – uma espécie de meia-arena, o que permite, além de ótima visão e audição, a forte sensação de envolvimento com as tramas encenadas nos espetáculos.

André Chénier, austria, bregenz, espectaculo, lago, musica, opera, orquestra ©Karl Forster, "Carmen"

O apelo plástico de Bregenz também é algo que merece grande destaque. Com proporções que beiram o assustador, as encenações podem contar com diversas plataformas, alturas e ângulos que permitem grande mobilidade à expressão artística em palco, contribuindo para o desenvolvimento da trama, cativando e retendo a atenção do público presente.

André Chénier, austria, bregenz, espectaculo, lago, musica, opera, orquestra ©Karl Forster, "Nabuco"

André Chénier, austria, bregenz, espectaculo, lago, musica, opera, orquestra ©Karl Forster, "Fidelio"

Hoje, por exemplo, o cenário que está sendo montado apresenta uma cabeça de mais de dezenove toneladas, onde os olhos abrem e fecham em momentos pertinentes da encenação - vejam que interessante: com estréia agendada para 20 de Julho de 2011, o cenário da Ópera de André Chénier foi inspirado na obra de Jacques-Louis David sobre o revolucionário fracês Jean Paul Marat, que em 1793 foi assassinado em sua banheira e, agora, senta-se se no Lago de Constance em Bregenz. Envolvente, não?

André Chénier, austria, bregenz, espectaculo, lago, musica, opera, orquestra Obra de Jacques-Louis David

André Chénier, austria, bregenz, espectaculo, lago, musica, opera, orquestra Cenário atual sendo montado para Julho de 2011

Uma particular coincidência desta ópera está no fato de estrear apenas cinco dias antes da data da morte do personagem principal, André Chénier, em 25 de Julho de 1794. Porém, isto é assunto para outro post, ok?...

André Chénier, austria, bregenz, espectaculo, lago, musica, opera, orquestra Cenário atual sendo montado para Julho de 2011

André Chénier, austria, bregenz, espectaculo, lago, musica, opera, orquestra Cenário atual sendo montado para Julho de 2011

Além dos festivais, é possível que o visitante freqüente durante o decorrer do ano centenas de acontecimentos, como exposições, concertos ou a Primavera de Bregenz (Bregenzer Frühling) - um festival de dança com fama internacional.

Aos interessados, é possível acompanhar as obras, montagens e desmontagens de cenários através da web cam disponível no site, ou ao menos apreciar o local pelo Google Earth, abaixo:

Exibir mapa ampliado

Sinceramente, pensei em programar minhas férias para o meio do ano e pessoalmente presenciar e me entregar ao resgate dos sentimentos da Revolução Francesa e da vida de André Chénier neste espetáculo. Caso eu realmente vá, assumo o compromisso de compartilhar sensações e fotos com os leitores da Obvious, ok?


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 7/s/música// @obvious, @obvioushp //fernandocamargo