Desenhando com Fogos de Artifício

Fogos de artifício exercem um fascínio sobre todos nós. Estamos acostumados a ver o show que eles dão em datas comemorativas. Para a artista plástica Rosemarie Fiore esse fascínio excedeu o habitual e ela decidiu usar os explosivos coloridos nas suas obras. Através de explosões controladas ela recria e transporta o show dos céus para o papel.



artificio, de, Fiore, fogo, pintura, pirotecnia, Rosemarie Firework Drawing #13, 2009

Os espetáculos químicos que costumam colorir o céu nas mais diversas comemorações, principalmente, na passagem de ano, na vitória do time preferido ou, no caso dos EUA, no “4 de Julho”, reúnem muitas pessoas e transmitem a alegria que o momento pede. Foi numa das comemorações da independência estadunidense que a artista plástica nova-iorquina Rosemarie Fiore se deu conta de que os fogos de artifício poderiam vir a ser a matéria prima para seus próximos trabalhos.

Ao deixar cair acidentalmente um foguete, ela percebeu que este deixava um rastro colorido por onde passava. Decidiu então que queria aprender a desenhar com fogos de artifício.

Fiore está acostumada a trabalhar com objetos e matérias primas em que poucas pessoas conseguem ver potencial, mas que ela explora com um olhar diferenciado. Máquinas como cortadores de grama, enceradeiras, formas de waffles, jogos arcade e até o seu próprio carro se tornam pincéis ou lápis de desenho para a artista, que mescla às suas performances artísticas conhecimentos de física e uma boa noção de mecânica.

No caso dos desenhos com fogos de artifício, ela conduz explosões contra o papel com a ajuda de baldes, potes ou outros recipientes invertidos, munida de máscara e vários tipos de foguetes, e isso resulta em círculos de diferentes cores, tamanhos e intensidades. Então, a artista escolhe os melhores resultados e faz um trabalho de colagem sobre papel. O papel que recebe a colagem também recebe novas pinturas com fogos, até chegar ao resultado esperado. O processo é lento: Rosemarie leva até seis semanas para finalizar uma obra.

artificio, de, Fiore, fogo, pintura, pirotecnia, Rosemarie Demonstração de processo

artificio, de, Fiore, fogo, pintura, pirotecnia, Rosemarie Demonstração de processo

artificio, de, Fiore, fogo, pintura, pirotecnia, Rosemarie Demonstração de processo

A circunferência do círculo, as cores e suas intensidades variam de acordo com o recipiente, o tipo de explosivo usado, o tempo de exposição contra o papel e a força que a artista dispensa. Até mesmo as estações do ano e mudanças climáticas tem influência sobre a cor. Quanto mais quente está o dia, mais vivas as cores. O trabalho da artista pode ser visto como uma mistura entre surrealismo, pop art, op art e uma dose extra de ficção científica. Os círculos coloridos e a disposição em que Rosemarie os coloca no papel nos dão a impressão de estarmos vendo um céu sobre a folha - quimicamente colorido e caótico, mas um céu. Luas, planetas e até estrelas cadentes são o resultado dessa arte feita com máscara e muita fumaça.

artificio, de, Fiore, fogo, pintura, pirotecnia, Rosemarie Firework Drawing #7, 2009

artificio, de, Fiore, fogo, pintura, pirotecnia, Rosemarie Firework Drawing #9, 2009

artificio, de, Fiore, fogo, pintura, pirotecnia, Rosemarie Firework Drawing #11, 2009

artificio, de, Fiore, fogo, pintura, pirotecnia, Rosemarie Firework Drawing #25, 2009

artificio, de, Fiore, fogo, pintura, pirotecnia, Rosemarie Firework Drawing #6, 2009

Imagens cedidas por: Priska C. Juschka Fine Art © Rosemarie Fiore



jéssica parizotto

é uma proparoxítona, interessa-se por haicais, músicas pouco conhecidas e jogo de palavras. Queria voar de balão, mas tem medo de altura.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v5/sartificio,de,Fiore,fogo,pintura,pirotecnia,Rosemarie,artes e ideias
Site Meter