O Minnesota pelos olhos de Dan Anderson

O fotógrafo americano Dan Anderson escutou o hino do Minnesota, o "estado dos dez mil lagos", e apresenta na sua página do Flickr uma coleção de imagens que o retratam em beleza.


anderson, dan, fotografia, minnesota © Dan Anderson, "Marjorie McNeely - Saint Paul".

"Thy son and dayghters true / Will proclaim thee near and far, / They shall guard thy fame and adore thy name / Thou shalt be their Nothern Star." - esta a letra do hino do Minnesotta, o estado do pão e da manteiga e do roedor Gopher. Localizado na região norte-centro dos Estados Unidos da América, o Minnesota tornou-se a 11 de Maio de 1858 o 32º estado do país. O seu nome deriva da junção de duas palavras do grupo linguístico índio sioux - água (mine) e cor-do-céu (sota) - e foi o nome dado pelas antigos povos ao rio do mesmo nome. O estado é conhecido pelas suas empresas de transportes, pela produção de trigo e manteiga e por ser a "terra dos dez mil lagos".

Dan Anderson, fotógrafo em part-time, capta a essência do estado com a sua objectiva, centrando-se nas cidades de Saint Paul (a capital, onde vive) e Minneapolis (a cidade mais populosa). Pratica fotografia há pouco mais de três anos, tendo-se tornado autodidata através da prática e do método de tentativa e erro. São imagens que captam tanto a beleza estonteante das paisagens naturais deste estado (e de outras zonas dos Estados Unidos), como o cosmopolitismo e o quotidiano das duas grandes cidades do Minnesota.

Tecnicamente, refugia-se numa máquina fotográfica Sony A700 e retoca as imagens no Photoshop, para que tenham a aparência ideal. Sem grande profissionalismo, aprendeu a dominar a técnica através de livros e da web: membro activo no website Flickr, é lá que encontra outros fotógrafos que o inspiram.

Para Anderson, o mais difícil não é tirar a fotografia, é encontrar exactamente aquilo que quer capturar. Até ao momento, capturou imagens em locais tão díspares como o cemitério St. Anthony em Watkins, o Oceanário de Minnesota, o centro comercial de Gaviidae Common, as cascatas de Minnehaha, o centro de governo, o teatro Guthrie de Minneapolis e ao conservatório The Marjorie McNeely em Saint Paul. As fotografias nocturnas são um dos seus terrenos comuns.

anderson, dan, fotografia, minnesota © Dan Anderson, "Cemitério St. Anthony".

anderson, dan, fotografia, minnesota © Dan Anderson, "Oceanário de Minnesota".

anderson, dan, fotografia, minnesota © Dan Anderson, "Centro Comercial Gaviidae Common ".

anderson, dan, fotografia, minnesota © Dan Anderson, "Cascatas de Minnehaha".

anderson, dan, fotografia, minnesota © Dan Anderson, "Centro do Governo".

anderson, dan, fotografia, minnesota © Dan Anderson, "Teatro Guthrie".

Hail Minnesota (Hino oficial do estado do Minnesota):

Minnesota, hail to thee! Hail to thee, our state so dear, Thy light shall ever be A beacon bright and clear. Thy son and daughters true Will proclaim thee near and far, They shall guard thy fame and adore thy name; Thou shalt be their Northern Star.

Like the stream that bends to sea, Like the pine that seeks the blue; Minnesota, still for thee Thy sons are strong and true. From the woods and waters fair; From the prairies waving far, At thy call they throng with their shout and song; Hailing thee their Northern Star.

anderson, dan, fotografia, minnesota © Dan Anderson, "Torre Foshay".

anderson, dan, fotografia, minnesota © Dan Anderson, "Biblioteca - Minneapolis".


Diana Caldeira Guerra

A Diana gosta de caracóis temperados no verão, canja de galinha no inverno e autores clássicos em todas as estações do ano
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/fotografia// @obvious, @obvioushp //Diana Caldeira Guerra
Site Meter